20 de jun. de 2015

Licença de instalação da Tractebel é assinada

Foi assinado, no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) a licença de instalação da Usina Termelétrica Pampa Sul, empreendimento da Tractebel Energia a ser construído em Candiota.

O documento era o que faltava para o início da obra, que tem que entrar em operação em janeiro de 2019. A Tractebel já montou uma estrutura em Seival, Candiota, com escritório, ouvidoria e outros serviços administrativos. Em breve devem começar as contratações de trabalhadores para a construção, que está prevista para iniciar na primeira quinzena de julho, segundo a assessoria de imprensa da empresa, com a terraplanagem e instalação do canteiro de obras. As vagas serão disponibilizadas através do Sine.

A UTE Pampa Sul pertence à Tractebel Energia, maior geradora privada de energia do País. Num primeiro momento, será implantada uma unidade com capacidade de gerar 340 MegaWatts (MW). Durante as obras, cerca de 1,8 mil empregos serão gerados.

Posteriormente, para a operação, 300 postos de trabalho serão criados. Por isso, a Tractebel já está atuando junto aos municípios da região de Candiota, no oferecimento de cursos profissionalizantes e de capacitação para preparar a mão de obra local. A construção está a cargo da empresa chinesa SDEPCI, a qual possui ampla experiência em projetos de consultoria, design e engenharia em sistemas de geração de energia. Já foram mais de 600 realizados em todo o planeta.

Na UTE Pampa Sul, um dos grandes diferenciais é a utilização da tecnologia Leite Fluidizado Circulante, a qual reduz a emissão de gases na atmosfera, ou seja, é considerada a combustão limpa do carvão. O investimento total é de R$ 1,8 bilhão e o contrato é para operação durante 25 anos. O projeto ainda conta com mais uma unidade, com capacidade de gerar mais 340 MW, que deve ser erguida mais adiante.

Cursos de capacitação

Um dos apelos regionais com relação à instalação da UTE Pampa Sul diz respeito ao aproveitamento da mão de obra local durante a obra. Para tal, a Tractebel Energia em parceria com o Senai/RS, FGTAS/Sine e prefeituras da região, está realizando uma série de cursos de qualificação para a área da construção civil.

O objetivo dos cursos é promover a capacitação de mão de obra que poderá ser utilizada no empreendimento, levando em consideração, ainda, o número estimado de trabalhadores que serão utilizados na obra e as funções que serão criadas.

As primeiras turmas tiveram início em junho, em Bagé e Candiota, já os municípios de Hulha Negra e Pinheiro Machado devem iniciar seus cursos ainda nos próximos meses. "Temos enfatizado que a oferta dos cursos de qualificação não está ligada diretamente a contratação para atuação na obra da UTE Pampa Sul. Esta é uma ação de responsabilidade social da Tractebel que visa qualificar a mão de obra para o futuro e, consequentemente, permitir aproveitar parte destes trabalhadores nas obras da nova Usina", explica o gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Stamm.

Os interessados em participar dos cursos de qualificação devem procurar diretamente as agências do Sine de sua cidade. Em Hulha Negra e Bagé, especialmente, as respectivas secretarias de Assistência Social, também podem fazer a inscrição dos interessados.

Nenhum comentário: