Últimas Notícias
Carregando...

Novas oportunidades de capacitação e qualificação profissional

A Tractebel Energia, através do projeto de inserção nas localidades em que realiza os seus empreendimentos e, também, exercendo sua postura de responsabilidade social, está oferecendo, em parceria com o Senai/RS, FGTAS/Sine e Secretarias de Assistência Social das cidades de Candiota, Bagé, Pinheiro Machado e Hulha Negra, uma série de cursos de capacitação/qualificação de mão de obra voltada à construção civil. 

A definição das datas de início dessas turmas, bem como a avaliação dos cursos que já estão em andamento, foram discutidas em reunião entre representantes da Tractebel Energia, Senai/RS, FGTAS/Sine e Secretarias de Assistência Social de Candiota, Bagé, Pinheiro Machado e Hulha Negra, cidades que compõem a área de influência direta da implantação da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski). 

Na oportunidade, os últimos detalhes para o início das próximas turmas foram acertados e também foram discutidos o aproveitamento e o rendimento das turmas que já estão passando pela formação. De acordo com o representante do SenaiI/RS, Jean Carlos Yabel, as turmas já estão vivenciando algumas atividades práticas, com rendimentos dentro das expectativas e obtendo bom aproveitamento.

Em Bagé, Hulha Negra e Pinheiro Machado, a responsabilidade pela seleção e cadastramento dos interessados é das Secretarias de Assistência Social. 

Já em Candiota, o cadastramento dos interessados é realizado pela agência da FGTAS/Sine do município que, na próxima semana, entre 29 de junho e 3 de julho, estará realizando a pré-seleção dos interessados no curso de Pintor industrial. Nas demais cidades e com as definições das datas dos próximos cursos, os interessados já pré-selecionados, deverão ser chamados para confirmar a sua matrícula.

O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Stamm, lembra que a participação nos cursos de capacitação/qualificação abre uma oportunidade de trabalho na obra da UTE Pampa Sul, mas não é garantia de emprego, até porque grande parte da obra será realizada por empresas terceirizadas pela Tractebel Energia e que serão responsáveis pelas contratações de seus funcionários. No entanto, a formação de mão de obra qualificada é fundamental para possíveis oportunidades tanto na UTE Pampa Sul, como também em outros empreendimentos.
"Os cursos que estamos oferecendo aumentam a empregabilidade de quem concluir a formação/qualificação e isso é muito importante do ponto de vista social", avalia Stamm.
Ainda sobre as futuras contratações, ele destaca que as empresas envolvidas no empreendimento serão orientadas a buscar trabalhadores nas agências do FGTAS/Sine da região. "Neste momento, é importante que os trabalhadores mantenham seus dados atualizados junto às agências do FGTAS/Sine até que as vagas sejam afetivamente abertas e que busquem informações sobre os cursos de modo a manter-se capacitados para o mercado de trabalho", argumenta Stamm.

Agenda dos próximos cursos
Bagé
29 de junho - carpinteiro
06 de julho - instalador hidráulico
13 de julho - pintor de obras
27 de julho - montagem mecânica e soldador MIG-MAG
Candiota
6 de julho - carpinteiro
13 de julho - pintor industrial
Hulha Negra
13 de julho - armador de ferragem e pedreiro
Pinheiro Machado
20 de julho - armador de ferragem e carpinteiro

Leia também:

0 comentários