30 de jun. de 2015

Prefeitura encaminhou Plano de Educação para Câmara de Vereadores

Após ser apreciado pelo Conselho Municipal de Educação, na tarde de sexta-feira, o Plano Municipal de Educação (PME) chegou na segunda-feira (29) à Câmara dos Vereadores para análise e votação. 

"Não foi possível concluirmos a adequação do nosso Plano no tempo previsto para ser aprovado até o dia 24 de junho, mas, segundo informações do Ministério da Educação (MEC), isso não nos cabe nenhuma sanção", disse a secretária da Educação, Cultura e Desporto de Pinheiro Machado, Marilete Peres. 

O PME, que tem vigência de 10 anos, foi apresentado à comunidade na noite de 23 de junho, durante uma audiência pública no Teatro Municipal Ludovico Porzio. Os educadores debateram as 20 metas do plano, que já havia sido discutido nas escolas, e aprovaram as modificações feitas nas estratégias. 

"Nosso plano está em vigor desde 2012 e agora passou por uma adequação", informou Marilete. 

De acordo com o secretário de articulação com os sistemas de ensino do MEC. Binho Marques, os plano municipais de educação refletem as realidades dos municípios, mas as metas e estratégias devem se relacionar com o Plano Nacional de Educação (PNE) e com os planos estaduais. "Quanto mais articuladas e pactuadas forem as metas, mais claros serão os compromissos com os mecanismos de colaboração, e mais perto estaremos da instituição do Sistema Nacional de Educação", explicou.

Nenhum comentário: