28 de jun. de 2015

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais,Mateus Garcia resume agenda em Brasília/DF

Assistência Técnica Especifica para Ovinocultura 
O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pinheiro Machado e da Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (ADAC), acompanhou na quarta-feira (17), diversas lideranças na entrega oficial da proposta de Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural, ao Secretário Onaur Ruano do Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA, em Brasília (DF).

Segundo Mateus Garcia a proposta foi bem acolhida pelo Secretário Onaur e espera-se dentro de 20 dias a abertura de chamada pública, o que é uma grande conquista para o setor. “Agora é aguardar para darmos mais um importante passo para o desenvolvimento e profissionalização da ovinocultura”. Conclui. 

Lançamento da Frente Parlamentar da Ovinocapinocultura 
Mateus participou do almoço de lançamento da Frente Ovino, presidida pelo deputado Giovani Cherini. Na oportunidade Mateus apresentou relato sobre o Alto Camaquã para os cerca de 30 Deputados federais que estavam no local.
  
42ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos 
Mateus Garcia participou na quarta-feira (17) da 42ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos, tendo como presidente Paulo Afonso Schwab, que preside também a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO). 

Na reunião foi apresentado pelo assessor técnico da ARCO, Edegar Franco, as demandas do Plano Nacional de apoio à ovinocultura, que com a unanimidade dos integrantes da Câmara Setorial passarão a ser proposições que serão encaminhadas para quatro Ministérios, o da Agricultura e Pecuária, o do Desenvolvimento Agrário, o de Integração e o do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior. 

Entre as proposições estão à capacitação de produtores e técnicos, disponibilização de novas tecnologias, crédito para aquisição e retenção de animais, a elaboração de um manual de boas práticas, controle sanitário, ações de fomento da atividade. No plano há também o forte apelo para o setor da transformação (carne – lã – pele – leite), para o setor cooperativo e associativo e ações de fortalecimento da cadeia produtiva. Incentivando arranjos produtivos, investindo em segurança, na fiscalização do mercado dos produtos e, até, ações de controle da população de predadores. O documento será encaminhado em breve aos ministérios competentes. 
Audiência com Presidente Geral da Embrapa 

Mateus Garcia participou de audiência com o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Maurício Antônio Lopes, para tratar da renovação do convênio de cooperação técnica entre a Embrapa e a entidade.
O objeto principal da reunião foi o pedido de renovação do convênio de cooperação técnica entre a Embrapa e a ARCO, solicitação muito bem recebida pelo presidente da instituição de pesquisa. O próximo passo será uma reunião entre representantes de todas as unidades da Embrapa que trabalham com ovinos/caprinos e ARCO para então ser traçado um novo plano de cooperação técnica que privilegie várias regiões, tipos de criação, diferentes produções e mercados. 
Mateus Garcia também enalteceu o trabalho de pesquisa da Embrapa Pecuária Sul no âmbito do Alto Camaquã nas áreas de campo nativo e laboratório de carnes, onde os diretores mostraram interesse de fortalecer as iniciativas. 

Nenhum comentário: