20 de jun de 2015

Presidente do STR de Pinheiro Machado cumpre agenda em Brasília

O setor da ovinocultura conquistou importante notícia na quarta-feira (17). Durante reunião no início da manhã, o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Onaur Ruano, garantiu abertura de Chamada Pública específica para Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em Ovinocultura do RS. O programa contemplará 22 municípios das regiões do Alto Camaquã e Fronteira Oeste. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) participou da reunião. Ruano informou que, no prazo de 20 dias, deverá ser publicada a abertura de chamada pública.

A região do Alto Camaquã tem 9.065 criadores de ovinos, com 728.060 mil animais, o que representa 18% do rebanho do Estado, que é de 4,1 milhões de ovinos. A região da Fronteira Oeste tem 9.581 produtores de ovinos e um rebanho de 1.835.562 animais, o que corresponde a 44% do criatório gaúcho. As duas regiões representam 60% do efetivo populacional de ovinos no Rio Grande do Sul. 

ATER

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), Paulo Schwab, destaca sobre a importância do setor ser contemplado com ações de assistência técnica e de extensão rural. “O apoio à pecuária familiar produtora de ovinos tem enfoque econômico, social e ecológico”, sintetiza o presidente ao salientar que se trata de um importante passo para o desenvolvimento e profissionalização da ovinocultura.

Também estavam presentes na reunião o vice-presidente da ARCO, Arnaldo Vieira Filho, o assessor técnico, Edegar Franco; o prefeito de Bagé, Dudu Colombo; o prefeito de São Gabriel, Roque Montagner; o deputado Giovane Cherini; o presidente do DATER do MDA, Everton Augusto Paiva Ferreira; e o representante da Fetag e presidente da Associação do Alto Camaquã, Mateus Garcia, que é de Pinheiro Machado.




0 comentários: