29 de jun. de 2015

SRC Filhos da Lua recebe Teatro do BEBÉ

O Teatro do Bebé estará em Pinheiro Machado no próximo dia 05 de julho, a partir das 20hs, na SRC Filhos da Lua. Os ingressos podem ser adquiridos com Vera Vieira e Rafaela Vieira, no valor de R$ 10. 

Mais informações pelo telefone (53) 9116.1193 ou na secretaria do Clube. 

SOBRE 

A companhia Teatro do Bebé atua há quase 50 anos no Rio Grande do Sul. É uma companhia de Circo-Teatro que leva ao público muita alegria com o palhaço Bebé e sua trupe, mantendo a tradição da família no ramo artístico onde, a duas gerações, somam-se mais de 70 anos de inteira dedicação ao teatro mambembe.
Tem duas premiações Funarte de Estímulo ao Circo; realização de projeto via LIC RS; representação do teatro mambembe no FIT - Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte; e realiza permanentemente apresentações, em lona própria, viajando pelo interior do Estado.
A história da família no teatro inicia-se em 1929 quando deu-se início a família artística Almeida com o patriarca do teatro Mambembe N'hô Bastião que começou sua carreira como caipira (gênero humorístico) com sua irmã N'hana (Isolina de Almeida) o qual formava a dupla Nhô Bastião e N'hana, que na época trabalhavam nas fazendas que tinham muitos agregados, proporcionando-lhes espetáculos humorísticos.
A idéia prosperou e foi formado um circo-teatro, que apresentava na primeira parte espetáculos circenses de picadeiro e na segunda parte passava-se para o palco apresentando espetáculos teatrais. Citam-se algumas peças que na época eram encenadas: "O Ébrio", "Coração materno", "O céu uniu dois corações", "Escrava Isaura".
Tempos depois, aboliram o circo-teatro e passaram a realizar suas apresentações em um pavilhão de zinco pré-montado, o qual passou a se chamar Politiama Oriente. Nesta ocasião estava radicado na cidade de Ponta Grossa, estado do Paraná, aonde nasceram seus filhos José Maria de Almeida, hoje serelepe (Curitiba); Francisco Silvério de Almeida (Ponta Grossa); José Ricardo de Almeida, hoje Bebé (Ponta Grossa); e Antônio Carlos de Almeida (união da vitória) que faziam parte do elenco, portanto todos nasceram na vida artística.
Na mesma ocasião chegou de São Paulo a família Benvenuto, artistas que vieram fazer parte da companhia, sendo eles: Luiz Benvenuto, ator, diretor e ensaiador de teatro; sua mulher, Alice de carvalho, e seus filhos, Luiz Carlos Benvenuto, Léa Benvenuto, Rafael Benvenuto, nascendo a filha caçula em 1955 em Paranaguá, Ana Maria Benvenuto, hoje integrante da companhia Teatro do Bebé.
O encontro entre estas duas famílias resultou na união matrimonial entre os filhos José Maria de Almeida e Léa Benvenuto de Almeida que se casaram em Pelotas/RS no ano de 1959. Desta união surgiram seis filhos. Em 1972 na cidade de Faxinal do Soturno/RS, José Ricardo de Almeida e Ana Benvenuto de Almeida casaram-se e desta união nasceram nove filhos que hoje fazem parte do elenco do Teatro do Bebé, sendo eles: Valéria, Demetrius, Ricardo, Renata, Vanessa, Aline, Michele, Franciele, Vinícius, todos gaúchos de nascimento.
Em 1962, com 58 anos, adoecia José Epaminondas de Almeida, o N'hô Bastião, na cidade de Cruz Alta/RS, local onde o teatro estava instalado, ficando assim, impossibilitado de exercer a sua profissão. Foi então ele substituído por seu filho José Maria de Almeida, nome artístico serelepe. Meses depois falecia em Ponta Grossa/PR N'hô Bastião.

Nenhum comentário: