30 de jul. de 2015

Câmara Homenageia “Produtores Rurais Destaques de 2015”

Através do Decreto Legislativo 031/2013,  ficou instituída a homenagem ao Produtor Rural Destaque do ano corrente, nesta terça-feira (28) ocorreu a 6ª edição deste grande evento que o público lota o plenário da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado todos os anos. A escolha dos vencedores é realizada através de uma comissão composta pelo Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, sendo este o meio mais transparente para tais escolhas.

Além dos escolhidos terem de ser residentes no município, também é julgado outros critérios estabelecidos no Decreto Legislativo, critérios esses que avaliam o produtor em que melhor aproveita o uso tecnológico, que tenha boa participação em eventos destinados à agropecuária, boa produtividade, criatividade e diversificação em suas atividades, que preserve o meio ambiente e recupere áreas degradadas na propriedade, entre outros.

Os Homenageados:



Pequeno Produtor

Família Dummer (Ernesto Dummer e Kari Shinaider Dummer). Naturais de Piratini, pecuaristas, desenvolvem suas atividades a mais de 25 anos em uma pequena propriedade rural localizada na Coxilha dos Pimentéis.

Na área de 21 hectares desenvolvem-se diversas atividades agropecuárias de onde extraem a renda e os alimentos para a subsistência da família. Dentre as diversas atividades produtivas destaca-se a criação de ovinos em campo nativo piqueteado com cerca elétrica, pastejo rotacionado.

São cultivados diversos alimentos como o feijão, batata, mandioca, cebola, abóbora, hortaliças diversas e frutas. Além disso, destina-se uma pequena área de 3 ha para o plantio de milho e pastagens que irão suprir as necessidades dos bovinos e ovinos.

Cabe salientar que a propriedade possui uma diversidade muito grande de atividades que complementam a renda da família, como por exemplo, a apicultura e a avicultura colonial.

Médio Produtor

Irnei da Rosa Lucas. Natural da cidade de Pinheiro Machado/ RS. Cresceu na localidade campo bonito, com uma infância humilde, com influência dos pais sempre priorizou os estudos, mas nunca perdeu o interesse pela lida campeira. Quando jovem intensificou os estudos e formou-se em técnico em Agropecuária pelo CAVEG. Após formar-se, lecionou na Escola Polo Ana Tereza da Rosa e no Colégio Estadual Hipólito Ribeiro. No mesmo período prestou concurso para Policia Rodoviária Federal, onde foi aprovado com uma excelente colocação, tanto que em pouco tempo já desempenhava sua funções no Posto local.

Suas atividades ocorrem na propriedade situada na sede do município, onde ocorre o casamento perfeito, entre soja e a pecuária. No período do verão a área é cultivada 340 ha de soja, e no inverno são plantadas 100% da área com pastagens de aveia, que se destina ao engorde de novilhos.

As áreas de campo nativo são destinadas a criação de bovinos de corte, produzindo terneiros e também a recria de novilhos.

Para o desenvolvimento de suas atividades, conta com o auxilio de dois colaboradores José Mailan e Aires Lucas, e com total apoio da família.



Grande Produtor

João Luis Toralles Brito. Casado com Daniela Scheunemann Brito, pecuarista, desenvolve suas atividades há aproximadamente 15 anos nas propriedades rurais com mais de 500 ha, localizadas na Serra das Asperezas, no município de Pinheiro Machado.

Desde jovem adquiriu gosto pela lida do campo, quando aos finais de semana optava.

A sede da propriedade está localizada a 4 km da cidade de Pinheiro Machado, recebe o nome de Fazenda Quiquito, em homenagem ao seu Bisavô, na sede são desenvolvidas atividades agropecuárias.

Suas atividades são de cria, recria e engorda de bovinos das raças Red Angus e Aberdee e ovinos, em uma área de 86 ha, divididas em 8 potreiros, com rotatividade.

Realiza o pastejo rotativo, com culturas de inverno e verão, para fins de recria e engorda dos animais destinados ao abate, o restante das áreas destina-se a produção de terneiros no sistema extensivo.

Sua constante busca no aprimoramento da genética dos animais vem ao encontro do ganho de peso e a tradicional qualidade apresentada nos exemplares.

Nenhum comentário: