19 de jul. de 2015

De quem é a responsabilidade?

Escrito por Juliane Pereira Martins - 

Assim como todos nós temos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e sadio, nós também temos o dever de mantê-lo assim, para que possamos continuar desfrutando das maravilhas que nos é proporcionado e que as próximas gerações possam também conhecer e desfrutar. 


A eliminação inadequada do lixo é um dos maiores problemas da humanidade e não seria diferente aqui em Pinheiro Machado, pois algumas pessoas ainda tem o hábito que por sinal é um péssimo hábito, de jogar o lixo na beira das estradas, arroios, rios e a até mesmo na cidade em terrenos baldios, não sei se por falta de orientação ou por não se sentirem responsáveis pelas questões ambientais jogam em qualquer local de preferência longe de suas casas, como se agressão ao meio ambiente não fosse atingi-la esquecendo- se que meio ambiente é um todo e ela faz parte deste todo, pode até jogar o lixo a quilômetros de distancia e mesmo que ninguém veja, o lixo continuara ali poluindo afetando o meio ambiente em que vive a eliminação inadequada do lixo ainda serve de abrigo e fonte de alimento para roedores, insetos, aranhas, escorpiões, entre outros animais, que em consequência geram várias doenças aos humanos. 

Então de quem é a responsabilidade? 

A responsabilidade é minha, sua é nossa porque todos nós fazemos parte de um mesmo ecossistema e será que estamos fazendo a nossa parte? E como devemos fazer? Dê uma olhada na lixeira da sua cozinha. Repare o quanto aquele lixo aumenta todos os dias. Depois, tente imaginar que cada uma das famílias do mundo faz a mesma coisa, diariamente. Dá para imaginar o tamanho do lixo? Vamos ver se estamos fazendo de maneira correta. 

• Antes de comprar eu pergunto: Preciso realmente disto? 
• Separo embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha? 
• Prefiro embalagens de papel ou papelão? 
• Jogo no lixo apenas o que não é mais reutilizável ou reciclável? 
• Procuro utilizar produtos de limpeza orgânicos e biodegradáveis ou alternativas caseiras; 
• Evito o excesso de sacos plásticos e embalagens? Hoje temos sacolas de pano bem legais para nossas compras, e esclarecendo à vendedora que plástico polui, por isso não uso. 
• Escolha produtos com embalagens mais econômicas priorize as retornáveis. 
• Que tal uma composteira caseira, é mais fácil do que você imagina, e o produz um bom adubo. 
• Crie ou procure artesãos que criam produtos artesanais e alternativos reutilizando embalagens de papel, vidro, plástico, metal, isopor e CDs. 
• Doe objetos e roupas que possam servir a outras pessoas. 
• Compartilhe boas ideias ambientais com seus familiares, amigos etc.. 

Se você se enquadra em algumas dessas situações parabéns, você está agindo para um meio ambiente melhor e sadio. Mas se você não se enquadra em nenhuma talvez esteja na hora de começar a repensar o que realmente importa porque não há vida se não cuidarmos do meio ambiente. 

Faça sua parte! Todos juntos por uma Pinheiro Machado mais limpa!

Nenhum comentário: