15 de jul. de 2015

Parceria entre Votorantim Cimentos e Sebrae contribui para o desenvolvimento de Pinheiro Machado

Objetivo é fortalecer e diversificar a economia do município, incentivando a cultura de empreendedorismo e novos negócios nos ambientes urbano e rural

A Votorantim Cimentos e o Instituto Votorantim fecharam parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) a fim de fortalecer os ambientes de negócio onde a empresa opera e qualificar fornecedores locais. Um desses locais é a cidade gaúcha de Pinheiro Machado, localizada a 370 km de Porto Alegre, na região de Bagé.

A iniciativa começou em 2014, atendendo a necessidade de contribuir para o desenvolvimento econômico nos municípios aonde a Votorantim Cimentos possui unidades, incentivando o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico da cidade.

Ambiente de negócio favorável e encadeamento produtivo

A parceria entre empresa e o Sebrae atua em duas frentes: melhoria do ambiente de negócios e encadeamento produtivo, e conta com os suportes locais da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), além de empresários e prefeituras.

Na frente de melhoria do ambiente de negócio, o foco são as potencialidades regionais, envolvendo empreendedores individuais, micro, pequenas e médias empresas, identificando e mobilizando atores locais e regionais para o dinamismo econômico. Para isso, as ações aplicadas terão duração de 36 meses e estão sendo realizadas pela Votorantim Cimentos em Pinheiro Machado (RS) e em Itaú de Minas (MG).

Já a frente de encadeamento produtivo, que contribui com a melhoria dos índices de produtividade e competitividade de empresas locais, terá duração total de 24 meses. A adesão já foi feita pelas unidades de Cantagalo (RJ), Edealina (GO) e Sobradinho (DF), todas da Votorantim Cimentos.

A parceria
A Votorantim Cimentos é responsável pela promoção das articulações locais para execução do projeto, atração de novos parceiros para o projeto de desenvolvimento regional, assim como de direcionar recursos financeiros para realizar ações sob sua responsabilidade.

Já o Instituto Votorantim se encarrega da gestão da parceria em âmbito nacional junto ao Sebrae e a CACB, além de orientar e acompanhar os trabalhos desenvolvidos no âmbito do convênio, atuando nas etapas de planejamento, monitoramento e avaliação dos resultados.

Por sua vez, o Sebrae fornece os recursos técnicos para realização das ações sob sua responsabilidade, além de disponibilizar consultores para realização das ações do projeto, disponibilizar instrumentos, ferramentas, programas, produtos e soluções educacionais que possam vir a atender as demandas identificadas no projeto.

Sobre a Votorantim Cimentos
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de 48,6 milhões de toneladas de cimento/ano. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Atendimento à Imprensa
Votorantim Cimentos – Regional Sul
NQM Comunicação – www.nqm.com.br
André Nunes – andre@nqm.com.br

Nenhum comentário: