25 de ago. de 2015

Gato perde visão após receber disparos de arma de chumbos em Pinheiro Machado

O fato revoltou a comunidade
 
Mais um triste fato surge e choca a comunidade pinheirense tamanha crueldade. Um gato foi encontrado gravemente ferido depois de ter sido atingido com chumbos de uma arma de pressão. Os chumbos atingiram os dois olhos do animal. Hoje o animal foi levado as pressas para receber atendimento. Na cirurgia que foi necessária ser feita, chumbos foram retirados dos olhos do animal. Consequentemente, o gato perdeu a visão. Cabe destacar o brilhante papel que as meninas do GPA UPA desempenham em Pinheiro Machado, pois foram incansáveis no caso, como em outros diversos que são registrados diariamente.

O que leva o homem a maltratar um animal? 

Qual a razão para se maltratar um animal? Poderíamos encerrar esta pergunta com a resposta: “Pura maldade humana; falta de caráter”. 

Porém, temos que buscar o que acreditamos ser a verdade em sua raiz, onde se origina esta maldade. 

Descartes argumenta que os animais não dominam nenhuma linguagem; na ausência de linguagem não há pensamento e na ausência de pensamento não pode haver consciência. 

Porém, isso não impede de ser consciente, de ter experiências subjetivas como dores, emoções e recordações. A ciência sabe que nossa diferença em relação aos animais é apenas de grau, não de essência. Seus órgãos tem função similar à humana, por isso os animais reagem aos estímulos dolorosos. O sistema límbico (responsável pelas emoções e sentimentos) é idêntico em todos os mamíferos, exceto que no homem o córtex cerebral (responsável pela reflexão) é muito mais desenvolvido. Essa “supremacia humana” é que canaliza o direito humano de se utilizar da opressão, maus tratos, inclusive para garantir lucro com comércio na venda de animais e que sofrem com as privações inerentes a este ato. 

Em nossa cidade, os recentes casos de crueldade contra os animais leva-nos a refletir que tais pessoas sem coração também sejam violentos em casa com seus familiares, inclusive com seus semelhantes e que possivelmente pode abusar fisicamente de crianças e maltratar idosos. Os dados desta semelhança (assassino de animais) são encontrados na pesquisa feita por DeViney & Dickert nos EUA, em 1983. 

Normalmente são indivíduos que não possuem norte de ética ou moralidade, vivem do pedantismo e não possuem formação de caráter para viver em sociedade. Requerem tratamento psicológico e sua convivência na sociedade é extremamente perigosa para criaturas inocentes e indefesas. 

“A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem” – Arthur Schopenhauer. 

Lembramos que cometer abandono ou crueldade com animais é crime com detenção de três meses a um ano, mais multa.

Nenhum comentário: