27 de ago. de 2015

Nikão Duarte lançará o livro “A guerra de Cacimbinhas” na Câmara Municipal

Sessão de autógrafos será às 18h do dia 18/09
Texto: Bernardo Duarte Jornalista (14.670/RS)
bernardo.s.duarte@gmail.com
51 8182-5161

Em outubro próximo completam-se 100 anos que Cacimbinhas se transformou em Pinheiro Machado. A mudança do nome, decisão tomada unilateralmente pelo intendente provisório, à revelia da maioria da população da época, gerou uma revolução municipal, tema de “A guerra de Cacimbinhas”, livro que o jornalista e professor Luiz Antônio Nikão Duarte estará lançando às 18h do próximo dia 18/09, na Câmara Municipal, a convite do vereador Rogério Gomes de Moura.

A obra tem apresentação do presidente da Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), João Batista de Melo Filho, que residiu na cidade na década de 1950 e estará presente à sessão de autógrafos.

OS FATOS – a mudança do nome foi decretada pelo intendente provisório Ney de Lima Costa em 30 de outubro de 1915, para “redimir a cidade” em que havia vivido Francisco Manço de Paiva Coimbra, que em oito de setembro assassinou o senador José Gomes Pinheiro Machado – à época, um dos políticos mais importantes do Brasil.
Sem consulta à comunidade e às lideranças locais, o ato foi repudiado imediatamente, com as facções em divergência recorrendo às armas em defesa de suas posições. O intendente acabou destituído, o município sofreu intervenção estadual, mas as tentativas de retomada do nome original sempre foram infrutíferas.

O LIVRO – “A guerra de Cacimbinhas” é baseada nesses acontecimentos reais de 1915 e nos que o sucederam, e foi escrita na fusão das linguagens jornalística e literária. Em paralelo, transita pela história de um amor proibido pelas diferenças sociais e pelas convenções de então.
Nessa espécie de linha do tempo, parte do momento em que o futuro intendente provisório usa de suas relações político-partidárias para ser transferido pelo governo estadual ao município, e avança a 1942, quando, já livre da cadeia, Manço de Paiva retorna ao local que já leva o nome de sua vítima.

O AUTOR – Bisneto, neto e filho de cacimbinhenses e pinheirenses, Nikão Duarte, embora nascido em Porto Alegre (1953), viveu em Pinheiro Machado do final da década de 1950 até 1969 e estudou no Grupo Escolar General Hipólito Ribeiro, no Ginásio Nossa Senhora da Luz e no Ginásio Estadual e Escola Normal Professora Nehyta Ramos. Professor da Unisinos, é doutor em Comunicação pela PUCRS e mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS.
Com Norma Coronel, é autor de “Cacimbas”, música vencedora da 7ª Comparsa da Canção (1992), interpretada por Robledo Martins; e de “Rebanho de Sonhos”, com Beto Gonzáles (música e interpretação), que integra o disco da 8ª Comparsa (1993).

SERVIÇO
O quê – lançamento do livro “A guerra de Cacimbinhas”.
Autor – Luiz Antônio Nikão Duarte
Quando – 18h do dia 18 de setembro de 2015 (sexta-feira)
Onde – Câmara Municipal de Pinheiro Machado
Presença – João Batista Melo Filho, presidente da Associação Rio-grandense de Imprensa (e antigo morador de Pinheiro Machado).
Texto Blog Pinheironline

Nenhum comentário: