27 de ago. de 2015

Pinheiro Machado, Dom Pedrito e Lavras do Sul utilizarão urnas eletrônicas para eleição do Conselho Tutelar

A primeira eleição unificada para os conselhos tutelares de todo o Brasil acontecerá no dia 4 de outubro. E para o pleito, que somente no Rio Grande do Sul deve envolver mais 4,2 milhões de eleitores, outra novidade será a utilização de urnas eletrônicas em pelo menos um quinto dos municípios gaúchos. A informação, confirmada esta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), na Campanha gaúcha, vai atingir três cidades: Dom Pedrito, Lavras do Sul e Pinheiro Machado. 

A Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-RS ainda trabalha para inserir dados e elaborar os programas necessários à utilização das máquinas. Nas demais localidades, a Justiça Eleitoral emprestará urnas de lona, mediante solicitação, para o voto com cédulas. A definição das cidades que contarão com o voto eletrônico ficou a critério dos juízes eleitorais, após manifestação de interesse por parte das administrações públicas municipais. Foram levados em conta, para o deferimento dos pedidos, entre outros fatores, os recursos humanos necessários ao suporte técnico, assim como o envolvimento dos cartórios com os processos de recadastramento biométrico. 

Nas localidades com votação eletrônica, a Justiça Eleitoral fornecerá o sistema de votação e o arquivo com a relação de eleitores, além do suporte técnico. Os custos dos processos eleitorais, assim como a definição dos locais, a impressão das folhas de votação e a convocação de mesários ficarão a cargo das prefeituras.

Nenhum comentário: