20 de out. de 2015

Bancada Gaúcha inclui Transcampesina no Orçamento da União


A bancada gaúcha no Congresso Nacional, coordenada pelo deputado federal Giovani Cherini (PDT), definiu, na semana passada, a lista das 20 indicações de emenda ao orçamento da União para 2016. 

No campo da estruturação e dinamização de arranjos produtivos locais na Faixa de Fronteira, os parlamentares incluíram a proposta de construção da rodovia da Transcampesina, que interliga os municípios de Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Herval.

O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) encaminhou ao Ministério da Integração Nacional o plano de trabalho para viabilizar os recursos de R$ 25 milhões para a primeira fase da pavimentação asfáltica, que foi incluída no planejamento da pasta. O trecho deve ligar Aceguá a Hulha Negra (cerca de 30 quilômetros).

A estrada representa o principal projeto da região na lista da bancada. De acordo com Cherini, foram apresentadas 74 propostas das quais foram escolhidas 17 emendas de apropriação e três de remanejamento. Os parlamentares gaúchos contemplaram as áreas da saúde, infraestrutura, educação e segurança pública. As indicações já foram protocoladas junto a Comissão Mista de Orçamento (CMO) para serem executadas no próximo exercício.

Deputados e senadores concordaram com emendas que revertem recursos para a ampliação e reforma do grupo hospitalar Conceição, de Porto Alegre, elaboração de projeto para a construção da Ferrovia Norte Sul, no trecho entre Chapecó, em Santa Catarina, e Rio Grande, além de apoio a polos tecnológicos, que também pode beneficiar a região, além do projeto de rebaixamento para passagem de trem em Canoas e da construção da barragem de São Sepé.

Nenhum comentário: