27 de out. de 2015

Bancários retornam ao trabalho hoje

Após 21 dias de greve, os bancários da Região aprovaram proposta da Federação Nacional dos Bancos. Eles retornam ao trabalho hoje. O presidente do Sindicato dos Bancários de Bagé e Região, Nílton Dias, apresentou, para apreciação da categoria, o percentual de reajuste salarial de 10%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação. Isso em assembleia na tarde de ontem. 

O sindicalista falou, também, sobre a recomendação do comando geral de greve: a orientação era pela aprovação dos índices. Até o fechamento da edição, o fim da greve nacional não havia sido anunciado, uma vez que assembleias ocorriam pelo país até o início da noite de ontem. 

Na proposta votada, também estava previsto o abono de 63% do período em que os trabalhadores que cumprem jornada de seis horas estiveram parados. Para aqueles que cumprem oito horas diárias, o abono é de 72% das horas. A compensação deve ocorrer até o dia 15 de dezembro. 

Dias considerou o movimento como "forte": foram 12 mil pontos de atendimento fechados - parcial ou totalmente. Ele lembrou que muitas categorias, neste ano, não conseguiram conquistar, ao menos, o índice referente à inflação. Os bancários saem da greve com ganho real de 0,12% - a primeira proposta da Fenaban (5,5%) não atingia o índice inflacionário . O sindicalista lembrou que, considerando 2015, os bancários completam 12 anos ininterruptos com ganho real nas negociações.

Nenhum comentário: