14 de out. de 2015

Pinheirenses dão adeus a Laudelino Cunha de Moura

Centenas de pinheirenses na terça-feira, 13 de outubro, deram adeus ao ex-prefeito de Pinheiro Machado, Laudelino Cunha de Moura. O corpo do ex-prefeito foi velado no Teatro Municipal Ludovico Pórzio e levou centenas de pessoas ao ato. No fim da tarde o corpo foi conduzido ao Cemitério Municipal seguido de dezenas de carros.

LAUDELINO CUNHA DE MOURA:

Laudelino Cunha de Moura nasceu em 26/03/1924. A vida política de Laudelino Moura começou no ano de 1955, quando elegeu-se vereador. Cumprido o primeiro mandato como vereador, Laudelino concorreu a vice-prefeito, numa campanha em que o prefeito e o vice podiam ser de partidos diferentes e recebiam votação individual.

Na ocasião ele foi o mais votado dos candidatos à vice e ganhou também de outros candidatos a prefeito. O então prefeito eleito renunciou o mandato perto de completar um ano no cargo e coube ao vice, Laudelino Moura, terminá-lo. Foram três anos. Laudelino sempre acompanhou os partidos sucedâneos da Arena e hoje está filiado com o Partido Progressista.

Foi prefeito de Pinheiro Machado por mais três mandatos, o que o coloca como recordista na região com quatro mandatos. Laudelino Cunha, quando prefeito, trabalhou e apoiou os movimentos emancipacionistas que resultaram nas criações dos municípios de Candiota e Pedras Altas.

Em 2004, Aos 80 anos de idade, o cidadão Laudelino Cunha de Moura poderia imaginar que sua vida estava completa. Mas o político Laudelino Cunha de Moura não. Ele disputou uma das nove cadeiras na Câmara de Vereadores e conseguiu a eleição, pelo Partido Progressista, com 325 votos.

Assim no dia 1º de janeiro de 2005, data da posse como vereador comemorou 50 anos de atividade pública, exatamente no primeiro cargo que exerceu através do voto. 

Na vida comunitária, assumiu a presidência do Grêmio Esportivo Gaúcho, Hospital Jovelina de Moraes e Círculo de Pais e Mestres (Torrinhas). Foi ainda presidente do Hospital de Pinheiro Machado, Sindicato Rural, Rotary Clube, Clube Comercial, Sociedade de Auxílio aos Necessitados e Venerável Mestre da Loja Maçônica Luz e Ordem II nº 16. Um dos maiores filhos desta terra, que dedicou toda a sua vida ao bem-estar dos munícipes.

Nenhum comentário: