18 de out. de 2015

Produtores aprimoram técnica de esquila chamada Tally Hi

Foi concluído no dia 15 de outubro a segunda edição do curso de tosquia ovina, chamada Tally Hi, para aprimoramento da técnica dos produtores da Associação União das Comunidades do Passo do Machado. A primeira edição foi proporcionada aos produtores da associação de moradores da Jaíba. O curso é disponibilizado através do convênio entre ARCO e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STR. 

A tosquia Tally Hi permite a esquila pré-parto de ovelhas de uma forma mais rápida que o método tradicional, aumenta o conforto e a produtividade dos animais, e já faz parte da rotina de vários pequenos agricultores do Rio Grande do Sul. A técnica, que coloca o exemplar em nove posições, permite a tosa em aproximadamente seis minutos, sendo de quatro vezes mais rápida do que o método antigo, no qual a lã da ovelha é retirada com tesouras e o animal tem de ser amarrado. 

O procedimento de retirada da lã de 30 a 90 dias antes de a ovelha parir torna a fibra mais resistente, já que o animal ainda não passou pelo estresse do parto. Isso confere qualidade à lã e melhora seu aproveitamento pela indústria. Além disso, a médica destaca que o manejo diminui a mortalidade dos cordeiros, porque os exemplares procuram locais mais abrigados para parir, e aumenta o ganho de peso na parte final da gestação, uma vez que o frio estimula a ovelha esquilada a ampliar a ingestão de alimentos para aumentar sua temperatura corporal.










Nenhum comentário: