27 de nov. de 2015

Governo garante R$ 5 milhões para projeto Transcampesina

O empenho de R$ 5 milhões para o projeto técnico do primeiro trecho da obra de pavimentação da rodovia Transcampesina, que vai interligar Hulha Negra a Aceguá, foi aprovado na quarta-feira. 

A informação foi conformada, ontem, pelo diretor de Programas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Amarildo Baesso, em reunião com o deputado Marcon (PT/RS) e representantes o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), em Brasília.

De acordo com o Coordenador de Programas Macro-Regionais da pasta, Alexandre Peixoto, que também participou da reunião, o empenho será realizado até o final do ano. Além disso, foi reafirmado para 2016 a liberação de 20 milhões para início da obra. O recurso foi articulado pelo deputado Marcon, que vem realizando tratativas juntamente com o Cideja, desde 2011, para tirar a obra do papel.

A rodovia abrange 150 quilômetros de estadas vicinais, interligando os municípios de Herval, Hulha Negra, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Candiota e Aceguá, chegando até a fronteira com o Uruguai.


Para o prefeito de Candiota e presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Luiz Carlos Folador (PT), a estrada representa nova alternativa para as economias do Brasil e do Uruguai, viabilizando o escoamento da produção de pecuaristas, assentados da reforma agrária e agricultores familiares.

Nenhum comentário: