24 de nov. de 2015

Movimento para reduzir salário dos políticos de Bagé já soma mil assinaturas

Uma iniciativa desencadeada no início desta semana, por produtores rurais de Bagé, colhe assinaturas visando a apresentação de um projeto de emenda popular, no Legislativo, para reduzir os salários pagos aos políticos do município. Até o momento, o grupo já obteve cerca de mil apoios. 

O primeiro ato do movimento ocorreu na segunda-feira, uma espécie de pedágio organizado junto ao Passo do Peres. Já na sexta-feira, o grupo aproveitou o movimento junto à tradicional feira livre, realizada no Calçadão, no centro da cidade, para colher apoios da população que circulava pelo espaço.  

Um dos organizadores do movimento, o agricultor Vanderlei Born Caldeira comentou que a ideia é que, com a economia oriunda da redução dos vencimentos, obras como a manutenção de estradas possam ser viabilizadas. “Existe uma iniciativa no Estado para que os vereadores de todos os municípios ganhem o mesmo, R$ 1 912,00, algo próximo do que recebem os professores. Essa diminuição seria proporcional, também, para secretários e prefeitos”, explicou. 

Caldeira frisa que, somente até o momento, contabilizadas as assinaturas colhidas de forma individual pelos organizadores, já se somam mais de mil apoios à proposta. “Isso que somos cerca de 30 pessoas. Mas estamos fixando pontos, para fazer com que fique mais fácil da população saber onde pode deixar uma assinatura. Hoje (ontem) fizemos aqui no Calçadão. Depois que estabelecermos pelo menos 50 locais, vamos divulgá-los”, completou.  

Questionado sobre o encaminhamento do abaixo-assinado, o agricultor frisou que a ideia é protocolar matéria na Câmara através de emenda popular. “Para isso precisamos alcançar 5% do colégio eleitoral, e estamos em busca disso”, garantiu. Com base no último pleito, em 2014, Bagé conta com 89.245 eleitores. Ou seja, seriam necessárias cerca de 4,5 mil assinaturas.

Nenhum comentário: