25 de nov. de 2015

Pinheiro Machado: Guardiões da Luz n° 826 é “divisor de águas” da Ordem DeMolay na Região Sul

Foto: Divulgação
Crédito: Jornal Tradição
Clique Aqui e assine o jornal

A Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo, de fins filosóficos, filantrópicos, e sem fins lucrativos, já tendo iniciado, desde sua origem, mais de 2,5 milhões de jovens. Trabalha alicerçada na máxima de que “educando-se o jovem estaremos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto”.
 

Fundada em 18 de março de 1919 em Kansas City, Missouri (EUA), tem como objetivo formar jovens de 12 a 21 anos melhores cidadãos e líderes através do desenvolvimento e fortalecimento da personalidade e enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social.    

Baseando-se no espírito de fidelidade, liderança, responsabilidade e busca de um ideal é que a Ordem DeMolay trabalha os valores e virtudes de seus membros. Os ensinamentos da Ordem orientam seus membros a se dedicar à felicidade de seus semelhantes, não só porque a razão e a moral lhes impõem tal obrigação, mas também porque esse sentimento de solidariedade os faz irmãos.   

Em Pinheiro Machado, desde 2013 foi instalado o Capitulo da Ordem DeMolay Guardiões da Luz n° 826, sendo considerado um “divisor de águas” na Região Sul, devido ao número de habitantes no município, que está na casa de 13 mil pessoas. 

O maçom integrante da loja maçônica Luz e Ordem II n° 16, e presidente do Conselho Consultivo da Ordem DeMolay de Pinheiro Machado, Marco Aurélio Balinhas, já está há 16 anos dentro da instituição maçônica e nesse período galgou até o grau 33, grau máximo dentro da maçonaria.   

Balinhas foi o precursor da Ordem DeMolay na Região Sul. Em 2013, quando era venerável mestre da loja Luz e Ordem II n° 16, finalmente conseguiu instalar em Pinheiro Machado o Capitulo Guardiões da Luz n° 826, que são apadrinhados pela Luz e Ordem.   

Ele descreveu as dificuldades encontradas, porém sublimou o esforço e dedicação necessários para instalação do Capitulo no município. “Sempre quando tinham sessões brancas, dois rapazes iam assistir e me chamaram atenção. Então questionei o porque, e ele me relataram que gostavam da maçonaria e liam bastante. Como sou um fã da Ordem DeMolay, surgiu a ideia de formar um Capitulo em Pinheiro Machado”, lembrou.   

“Consegui contatar o Tiago Rijo, que na época era o Grande Mestre da Ordem DeMolay no Rio Grande do Sul. Eu digo que Pinheiro Machado foi um divisor de águas, por que sempre a Ordem foi voltada para cidades com mais de 30 mil habitantes e através dos Guardiões da Luz, conseguimos fundar os Capítulos Cavaleiros Farroupilhas em Piratini e Guardiões dos Tapes, em Canguçu”, completou.   

Acerca do resultado da criação dos Guardiões da Luz em Pinheiro Machado, Marco Aurélio acredita que tenha superado as expectativas iniciais. “Os DeMolays estão bem inseridos na sociedade, tendo um contato direto com os Poderes Executivo e Legislativo. Além disso, realizam várias campanhas e ações beneficentes. É um grande orgulho para nós vermos o retorno de toda a dedicação e esforço que tivemos”, concluiu.

Redator: Tradição Regional
http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/variedades/index.php?noticia=15547

Nenhum comentário: