3 de nov. de 2015

Produtores de Pinheiro Machado e Piratini participam de Dia de Campo sobre pecuária familiar

Produtores participaram, nesta quinta-feira (29/10), de um Dia de Campo do Programa RS Biodiversidade no município de Pinheiro Machado. Com o foco voltado para a pecuária familiar, as atividades aconteceram nas propriedades de Ernesto Dummer e Rosângela Godinho. Cerca de 50 pessoas acompanharam as palestras e oficinas realizadas. Além de produtores do próprio município, também estiveram presentes famílias de Piratini, que foram em uma excursão organizada pela equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar.

A programação contou com palestras sobre manejo ovino com cerca elétrica, método famacha, manejos sanitários, ministrada pelo engenheiro agrônomo Ignácio Jacques, e oficina de homeopatia, realizada pela médica veterinária Mara Saalfed, ambos da Emater/RS-Ascar.

No período da tarde o professor da Universidade Federal de Pelotas, Fábio Leivas Leite, juntamente com sua orientanda, a bióloga Ana Paula de Lara, falaram sobre o controle biológico: bactérias nematopotogênicas.

A equipe organizadora também se preocupou com a alimentação dos participantes durante o evento e preparou almoço e cafés da manhã e tarde. Assim que as atividades foram encerradas, cada família recebeu as receitas dos pratos servidos, que tinham nos seus ingredientes alimentos e plantas que são facilmente encontradas nas próprias propriedades.

Segundo o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Pinheiro Machado, Rafael Gonçalves Lopes, a participação das famílias em dias de campo é de extrema importância para a evolução da produção, pois em atividades como esta são apontados acertos, erros, exemplos e alternativas de solucionar problemas, assim como surgem novas ideias para serem aplicadas nas propriedades, com potencial para ajudar na rotina do pecuarista familiar.

Nenhum comentário: