18 de nov. de 2015

Reunião acerta palestra para alunos da rede de ensino municipal sobre a Consciência Negra

Reuniram-se na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto – SMEC, na terça-feira (17), representantes do Executivo Municipal e do Poder Legislativo para tratar da disponibilidade de uma palestra sobre a consciência negra em Pinheiro Machado direcionada aos alunos da rede municipal de ensino. 

Estavam presentes representando o Poder Executivo, o prefeito Felipe da Feira, o vice-prefeito Ronaldo Madruga e a Secretária Municipal de Educação Marilete Peres, e representando o Poder Legislativo estavam os vereadores Paulinho Alves, André Kisuco e Rogério Moura. 

Visando proporcionar um evento que busca dialogar sobre ações afirmativas da negritude, cotas universitárias, a existência ou não de preconceito em órgãos de segurança, identificação de etnias e principalmente, o protagonismo da juventude negra e problemas sociais que esta enfrenta no cenário nacional, os representantes definiram para o próximo dia 25 de novembro, no Teatro Municipal, a realização do mesmo que contará com a presença do professor de música e filosofia Pedro Francisco da Silva Filho. Pós-graduado em Ética e Política, em Metodologia do Ensino e em Supervisão e Orientação Escolar, é também Assessor da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RS, Secretário Estadual da Negritude Socialista Brasileira RS, entre outros. 

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicada a lembrança da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro em 1549. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Nenhum comentário: