5 de dez. de 2015

Associação do Alto Camaquã realiza reunião para definir ações do APL

O Projeto Alto Camaquã, organizado pela Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (Adac) realizou, na sexta-feira, a primeira reunião para definir ações do Arranjo Produtivo Local (APL). A associação foi reconhecida pelo Núcleo Estadual de Ações Transversais nos APLs (NEAT) do Estado do Rio Grande do Sul e será contemplada com R$ 150 mil para o desenvolvimento da ovinocultura e turismo de oito municípios. 

Segundo o secretário executivo da governança da APL, Marcos Blanco, o reconhecimento aconteceu em agosto e a verba deve ser disponibilizada em janeiro de 2016. A partir disso, serão realizadas reuniões nos municípios de Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Pinheiro Machado, Piratini, Canguçu, Encruzilhada do Sul, Santana da Boa Vista e Bagé. 

Blanco ressalta que a partir do recebimento da verba, o projeto terá 18 meses para ser desenvolvido e o primeiro passo será reunir as 24 associações que compõem a Adac e definir as demandas de cada região. "Nesta reunião, nivelamos as ações", observa. 

A governança é composta pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Embrapa, Emater, abatedouro do Núcleo de Criadores de Pinheiro Machado, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Fetag) e Adac.

Nenhum comentário: