5 de dez. de 2015

Lideranças buscam potencializar o aproveitamento da energia eólica

O Comitê Gestor de Energia, formado por lideranças do setor público e da área privada das regiões da Campanha e Fronteira Oeste, numa iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pode ganhar espaço com o apoio da Assembleia Legislativa.

Na sexta-feira, na primeira reunião de trabalho do Comitê, realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Santana do Livramento, o deputado Luiz Fernando Mainardi, líder da bancada do PT, colocou seu mandato à disposição para contribuir com a proposta. O deputado Frederico Antunes (PP) também participou da agenda.

O petista, que é membro da Comissão de Energia Eólica do parlamento, alertou para a importância do trabalho integrado, reunindo prefeitos de todos os partidos. "Vamos nos somar a esta busca de alternativas para potencializar o desenvolvimento regional a partir da otimização do aproveitamento das nossas potencialidades", antecipou. O potencial da região foi comprovado por medições técnicas. Os resultados dos estudos integram o Atlas Eólico do Rio Grande do Sul, lançado no ano passado.


As regiões mais promissoras, de acordo com o estudo, são justamente o Sudoeste, com destaque para os municípios de Uruguaiana, Alegrete, Santana do Livramento, Quaraí, Dom Pedrito, Lavras do Sul, São Gabriel e Bagé; e o Sudeste, em municípios como Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Arroio Grande, Jaguarão, São José do Norte, Herval, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Piratini, Canguçu e Pelotas.

Nenhum comentário: