2 de mai. de 2016

Cães são mortos por envenenamento em Pinheiro Machado

Recentemente mais 06 casos de envenenamento de cães foram registrados em Pinheiro Machado. Muitos deles ainda foram encontrados vivos, demonstrando dor e apresentando sangramento pelos ouvidos. Os casos, registrados no município, chamaram a atenção da população e deixam em alerta os donos de animais em Pinheiro Machado.  Muitos, não sabem o que fazer quando se deparam com esses casos.  

Quando há suspeita de envenenamento, é importante ir até a delegacia fazer o registro da ocorrência. O animal, por direito penal, é um objeto e deve ser periciado. Crimes que deixam vestígios exigem perícia para comprovar a materialidade da infração penal. O primeiro passo seria comprovar a materialidade mediante comunicação à polícia que, por sua vez, aciona o IGP.  

Cabe destacar que apesar de ser considerado um crime ambiental, a investigação desses casos é complexa. Não há pistas concretas que possam ajudar a Polícia Civil nas investigações.

Ressalto que em Pinheiro Machado está se tornando cada vez mais comum o registro de ocorrência de maus-tratos a animais.

Maus-tratos a animais é um crime previsto no artigo 32 da Lei nº 9.605/1998 que prevê pena de três meses a um ano de detenção para quem pratica atos de abuso ou maus-tratos a animais silvestres, domésticos ou domesticados. A pena é aumentada de 1/6 a 1/3 se acontecer a morte do animal.  

Vários pinheirenses se manifestaram indignados com o fato na rede social.

Nenhum comentário: