29 de jan. de 2016

Feovelha tem dia de julgamentos e Rematão

O Parque Charrua, em Pinheiro Machado, já recebe um grande público que vai para conferir a programação diversificada da 32ª Feovelha. A feira e festa estadual da ovelha apresenta, este ano, uma redução na participação de animais. 

Situação justificada pelos organizadores como decorrência de inúmeros fatores, tais como a retenção de matrizes feita pelos ovinocultores, a fim de melhorarem e aumentarem seus rebanhos; a retração na cultura, vista como consequência de uma expansão de áreas agrícolas na região da Campanha; o aumento nos casos de abigeato,  sendo que a atividade tem perdas consideráveis a cada ano, entre outros. 

No entanto, o Sindicato Rural de Pinheiro Machado destaca que a qualidade está mantida nesta Feovelha, podendo ser evidenciada nos julgamentos de raças que ocorrem, desde ontem, no parque. A tarde de quinta-feira foi de julgamentos de classificação e admissão das raças Ideal e Corriedale.
 
O dia também foi de início do “Rematão”. O evento comercial de longa duração  iniciou ao meio-dia e tinha previsão de encerramento para ontem à noite. Foram colocados à venda cerca de 4, 1 mil ovinos. A pista de remates ficou lotada de compradores e a expectativa da entidade era de êxito em vendas devido ao atual bom momento da ovinocultura gaúcha. Além disso, esteve visitando o Parque Charrua o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, com sua diretoria. Ele visitou os estandes e manifestou-se na pista de remates. À tarde, junto a representantes do Sebrae-RS e do Senar-RS, foi realizada uma reunião para discutir um plano de trabalho em prol do setor.
 
Para hoje, ocorre até as 12h a entrada de animais das seguintes raças: Merino Australiano, Romney Marsh, Ile de France, Texel, Hampshire Down, Suffolk, Poll Dorset, Dorper, White Dorper, Karakul e Crioula, a galpão e rústicos destinados a julgamento. A partir das 14h, ocorre o julgamento dessas raças. Já às 20h 30min, na pista do Senar-RS,acontece o remate “Premium” de borregas PO, Ideal e Corriedale, além do remate de coberturas dos reprodutores da raça Ideal.
 
Confira alguns dos eventos de hoje

Feira Regional da Agroindústria Familiar - Emater (programação diária)
Mostra dos tipos de lã e peças artesanais - Emater (programação diária)
 Feira de plantas bioativas e ornamentais - Emater (programação diária)
9h - Oficina “Cadastro Ambiental Rural – CAR” - Senar-RS 9h30min - Reunião da governança do APL Ovinos e Turismo do Alto Camaquã
10h - BPA - Boas práticas agropecuárias – Senar-RS – Emater
10h30min - Reunião da Câmara Setorial da Olivicultura-RS
Até as 14h - Inscrições para concursos Emater
14h - Prova Melhor dos Melhores 2016 (um ano de doma s/revisão geração 2012) NZSCCC
15h - BPA – Boas práticas agropecuárias – Senar-RS - Emater
16h - Oficina qualidade da lã – Emater
16h30min - VI Concurso de Artesanato em Couro - Emater 17h - Gineteada – Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos - NZSCCC
17h - Shows na praça de alimentação
17h - VI Concurso de Peles Curtidas – Emater
17h30min - IX Concurso de Artesanato em Lã – Emater
18h - Palestra da Agroindústria Familiar na Região Sul - Emater

Nenhum comentário: