7 de jan. de 2016

Mais de mil ventres estão confirmados para comercialização na 32ª Feovelha

O Sindicato Rural de Pinheiro Machado está na reta final para a Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) 2016. A 32ª edição do evento acontece entre os dias 27 e 31 de janeiro, no Parque de Exposições Charrua. O evento, considerado um dos maiores do setor de ovinos na América Latina, já conta com mais de mil ventres Corriedale confirmados para os remates.

Além da comercialização e julgamentos, que movimentam a ovinocultura no Rio Grande do Sul, a Feovelha vai contar com programação artística e cultural, feira da indústria e comércio, encontros de invernadas, artesanato em lã e atividades que a tornam ponto de encontro de muitos visitantes durante cinco dias de feira.

O presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Rossano Lazzarotto, adianta que a entidade está nos últimos preparativos para que mais uma vez a Feovelha seja sucesso de público, e também para os produtores de ovinos participantes. Ele salienta que, embora a ovinocultura tenha diminuído em número de animais nos últimos anos, devido a vários fatores, os programas de certificação, aliados a um aumento na divulgação da carne ovina em várias partes do Brasil, incentivo por parte do governo e também o melhoramento genético realizado pelos produtores, vem aumentando a demanda do mercado por esses animais, não só em quantidade, mas também em qualidade. A lã também é um produto que ajuda a movimentar o mercado de ovinos.

Com esses fatores, a expectativa é que a Feovelha seja palco de grandes negócios, tanto para quem compra quanto para quem vende. "Nós estamos com ótimas perspectivas e esperamos a participação de muitos produtores, fazendo com que a feira continue em seu lugar de destaque, movimentando a região de Pinheiro Machado", enfatiza o presidente.

As inscrições vão até o dia 18 de janeiro, no site da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) - www.arcoovinos.com.br. Todas as informações do evento podem ser acompanhadas pela página oficial do Sindicato Rural de Pinheiro Machado (www.feovelha.com.br).

Programação artística
De acordo com a secretária executiva do sindicato, Estela Garcia, até o final de semana serão confirmados os shows artísticos da feira. Ela salienta que o evento tem um custo alto, mas com o apoio dos associados e colaboradores foram mantidas a maioria das atividades.
Este ano, a entidade teve muitas dificuldades, devido ao fator financeiro. A secretária cita como exemplo o churrascão, que acontece no dia 30 de janeiro, e que irá contar com 50 cordeiros, sendo que a mão de obra para a realização do assado será realizada pela diretoria e associados. A organização espera mais de 25 mil pessoas durante os cinco dias de feira.

Nenhum comentário: