29 de jan. de 2016

Projeto Promover Pinheiro Machado é lançado na Feovelha



O local não poderia ter sido melhor para o lançamento do projeto Promover Pinheiro Machado - o Sobrado. Prédio localizado dentro do Parque Charrua do município e que recebeu reforma.

Além disso, o local recebeu uma ornamentação especial com peças em lã e ovelhas artificiais.


O projeto foi apresentado pelo consultor internacional da CACB, Gilmar Barbosa, onde culminou com uma nova percepção do município, essencialmente pela sua história, somada a riqueza cultural e arquitetônica, transcendendo o limite dos negócios que acreditavam existir em Pinheiro Machado.

Neste primeiro momento, o projeto contou com o suporte do SEBRAE e da arquiteta Eulália Anselmo, que coordenou um material gráfico trazendo momentos do município através de fotografias e poesia.

Existe um comitê gestor formado pelo Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, SEBRAE, UFPEL, Instituto Votorantim e CACB que devem trabalhar os setores econômicos e mobilizar a comunidade para esse acolhimento, essa redescoberta do potencial do município.

Para a arquiteta coordenadora do projeto, Eulália Anselmo, a comunidade precisa entender que não se pode esperar vir de fora, mas olhar para sua casa e perceber que por trás dela existe uma história, afinal, Pinheiro está dentro do sítio onde nasceu o Rio Grande do Sul.

O catálogo está à disposição para compra no valor de R$ 10,00. A arrecadação será destinada a um fundo que será utilizado na preservação.

O projeto voltado ao resgate de Pinheiro Machado propõe que os ônibus circulem pelo centro história, numa forma de explorar os locais e comércio.

Fonte: Rádio Nativa FM

Nenhum comentário: