30 de jan. de 2016

Vinovelha mostra potencialidade de vinhos produzidos na região

Com sua primeira edição no ano de 2000, durante a realização da Feira e Festa Estadual da Ovelha - Feovelha, a Vinovelha é mais um atrativo da tradicional festa da “Capital da Ovelha”. No local, são expostos para comercialização e degustação vinhos de alta qualidade elaborados na Serra Sudeste do Estado.

Nas últimas edições,  a Feira contou uma maior participação da comunidade local, com o objetivo de difundir a cultura da uva e do vinho, sendo propostas atividades de degustação de vinhos, roteiros de visitas aos vinhedos da região e espaços de comercialização e exposição dos produtos elaborados.

Atualmente, Pinheiro Machado tem uma produção de aproximadamente 150 hectares de uva, divididos entre sete projetos. Essa área plantada gera uma produção média de 1 a 1,5 milhão de kg de uva, que teria um potencial para elaboração de 1 milhão de litros de vinho. Para o município, isso representa cerca de R$ 5 milhões por safra. Contudo, a quebra de safra causada pelas últimas quatro primaveras tem causado preocupação entre viticultores da Região Sul.

Rossano Lazzarotto, que além de presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado também é viticultor, revela que o maior crescimento do plantio de uvas foi nos anos 2000. Posteriormente, houve uma estabilização da produção em Cacimbinhas. “Existe uma tendência de faltar uva no mercado e, provavelmente, isso refletirá em um aumento no número de hectares plantados”, disse o produtor. “Infelizmente, tivemos uma primavera muito complicada. É um fato negativo que fará a maioria dos viticultores ter bastante dificuldade financeira. Mas, se perdemos na quantidade, aumentamos a qualidade das uvas”, adiantou Lazzarotto.

Juntamente com o stand da Vinovelha, serão expostos azeites produzidos no município, dando ênfase a outra cultura em ascensão na Capital da Ovelha.

Redator: Tradição Regional
Foto: Alexandre Teixeira
Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/rural/index.php?noticia=16743

Nenhum comentário: