28 de mar. de 2016

Memorial de Família será sediado em Pinheiro Machado

O “Memorial de Família” estará aberto ao público de 01 à 03 de abril no Parque Charrua do Sindicato Rural de Pinheiro Machado. 

A sucessão é um dos principais desafios em muitas empresas familiares, inclusive no campo. Entretanto, na Coxilha de Santo Antônio, os netos dos titulares das Cabanhas Perau da Águia e La Coronilla serão a nona geração da família que permanece nas mesmas áreas de terra de seus antecedentes. Uma exposição de acervo trará a memória destas gerações.  

Documentos, como um datado em 1819, objetos e móveis, utensílios e ferramentas de trabalho retratarão a vida de uma família do campo. Serão mostrados aspectos da vida cotidiana, como uma sala, um quarto, um banheiro e uma cozinha, além de brinquedos infantis incluindo o gadinho de osso. O galpão destacará o artesanato em couro utilizado na lida. Um espaço dedicado a ovelha mostrará como os rebanhos eram curados dos cortes de esquila. 

Farão parte da exposição um resgate de pistolas e recipientes antigos utilizados para dosificação de animais, como um balde aonde vinha acondicionado a fenotiazina, talvez o primeiro vermífugo para ovinos, além de sua bula. Vamos além, será mostrado o artesanato de antigamente com chifre e porongo, pois era preciso criar alternativas.  

Elementos de tração, como arado, um breque de origem francesa, carroça de cincha, utilizados na precariedade da vida do campo também estarão expostos. Enfim, será um resgate de vida de homens e mulheres, anônimos, que fizeram a história e construíram nossa sociedade rural.

Nenhum comentário: