22 de mar. de 2016

Projeto brasileiro é reconhecido como mais inovador na América Latina

Silvia Regina Vieira e José Eustáquio Machado, responsáveis pelo projeto premiado
Pesquisa mostra que a destinação correta dos passivos de grandes mineradoras em cimenteiras diminui o impacto ambiental e contribui para a redução de CO2 

A Votorantim Cimentos recebeu o Prêmio Clemente Greco, na categoria Melhor Projeto de Inovação, Ambiental ou de Sustentabilidade do Cimento. O projeto vencedor “Uso de escórias não tradicionais como adição aos cimentos da Votorantim Cimentos” apresenta uma inovação de impacto tanto na destinação do passivo das grandes mineradoras – as escórias ácidas – quanto no meio ambiente, já que o cimento é produzido com menos emissão de CO2. 

Implantado com sucesso nas fábricas da Votorantim Cimentos, o uso das escórias como adição já provocou uma queda de 10% no uso do clínquer das fábricas da Votorantim Cimentos da região sudeste, que é resultante da calcinação de uma mistura de calcário, argila e de componentes químicos como o silício, o alumínio e o ferro, entre 2013 e 2015. 

A cerimônia de entrega foi realizada no último dia 24, durante o Congresso CBI Brazil & LatAm 2016. A empresa também foi premiada em 2015, pela mesma categoria, devido à redução na emissão de gases em 50% com o uso da pozolana de argila calcinada para substituir o clínquer na produção de cimento em sua fábrica localizada em Porto Velho.  

Sobre o evento 
O CBI Brazil & LatAm 2016 é um evento anual dedicado aos executivos técnicos e comerciais sêniores, além de formadores de opinião da Indústria de Cimento e Cal na América Latina. Durante o evento, os principais especialistas se reúnem para discutir as novas tecnologias, inovações e os desafios financeiros e logísticos do setor. Homenageado pela GMI Global - Global - rede especializada em conferências para a indústria - como nome da premiação, o Dr. Clemente Greco foi um notável professor, engenheiro e empresário. 
 
Sobre a Votorantim Cimentos  
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12.9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai. 

Atendimento à Imprensa 
Votorantim Cimentos – Regional Sul 
NQM Comunicação – www.nqm.com.br 
André Nunes – andre@nqm.com.br

Nenhum comentário: