6 de abr. de 2016

Animal com suspeita de mormo em Pinheiro Machado passa por teste de maleína

Resultado deverá ser divulgado amanhã 

A Inspetoria Veterinária de Pinheiro Machado informou que, ontem pela manhã, foi realizado o procedimento de teste de maleína em égua com suspeita de mormo. 

Conforme o chefe da Inspetoria Veterinária, Michel Régio Marques, a expectativa é de que o resultado do teste seja obtido em até dois dias. “Dessa forma, teremos a conclusão se o animal tem a doença do mormo ou não”, declara Marques. 

A maleinização consiste na aplicação de 0,1 mil de P.P.D. (derivado proteico purificado) de maleína. Ela é aplicada via intradérmica, na pálpebra inferior de um dos olhos do animal. O diagnóstico é obtido em 48 horas. O equino que apresentar, após a aplicação da maleína, uma reação inflamatória com edema na pálpebra, com secreção purulenta ou não, será considerado positivo para mormo. A égua, de cinco anos, está em isolamento desde janeiro, assim como a propriedade de Pinheiro Machado segue interditada. Caso o animal seja confirmado com a doença, ele deverá ser sacrificado e a propriedade passará por um processo de saneamento, para, depois, ser liberada.

Nenhum comentário: