28 de abr. de 2016

Festa de São Jorge nesta sexta (29)

Ocorre nesta sexta, 29 de abril, a segunda edição da Festa de São Jorge em Pinheiro Machado. A mesma tem início às 20h e ocorrerá no Ginásio Municipal. A saída da procissão será da casa da Yalorixá Dilma do Ogum, na Rua Dois de Maio com destino ao Ginásio.

São Jorge é uma data especial na região Sul, pois a maioria dos centros de umbanda cultua o orixá Ogum, nome ao qual é associado na umbanda.  

História 

De acordo com a tradição, São Jorge foi um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia é um dos santos mais venerados do catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana, quanto na Igreja Ortodoxa e na Comunhão Anglicana). Também é cultuado em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, onde é conhecido na forma de Ogum. É imortalizado no conto em que mata um dragão, além de ser um dos catorze santos auxiliares. 

Além disso, é considerado como um dos mais proeminentes santos militares, sua memória é celebrada dia 23 de abril. É santo padroeiro em diversas partes do mundo: Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia, das cidades de Londres, Génova e Moscou, extra-oficialmente, da cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião) e da cidade de São Jorge dos Ilhéus, além de ser padroeiro dos escoteiros e da Cavalaria do Exército Brasileiro.

Nenhum comentário: