17 de abr. de 2016

MARCO ZERO: Mutirão fará limpeza de prédio histórico em Pinheiro Machado

Voluntários se unem pela preservação do antigo Hotel da Luz 

Quando muitos querem algo e se dispõem a trabalhar por isso, alcançar o objetivo traçado se torna mais do que uma possibilidade: passa a ser um fato consumado. Com esse ideal e essa expectativa, um grupo de voluntários realizará na próxima terça-feira, dia 19/04, um mutirão de limpeza do antigo Hotel da Luz, no município de Pinheiro Machado, 350 quilômetros ao Sul de Porto Alegre. 

Denominada “Marco Zero”, a ação começará por uma lavagem do edifício, a ser efetuada por profissionais de diversos campos, unidos na intenção de desmitificar a visão acomodada de que preservar é uma ação complexa. 

“O mutirão é uma ação educativa, tanto para o grupo de voluntários, quando para a comunidade”, ressalta a arquiteta Eulália Anselmo, que além de mobilizar-se pelas atividades braçais da iniciativa, dividirá com o colega Fábio Galli a explanação inicial aos participantes e assistentes sobre a arquitetura do prédio e suas técnicas construtivas. “Pretendemos mostrar que sabemos nos unir por um propósito maior mas, também, começar humildemente com uma limpeza”

O mutirão, que busca chamar a atenção para uma construção, atualmente abandonada, da significativa arquitetura regional, será realizado com os voluntários divididos em grupos, para a execução de tarefas como a retirada da vegetação e dos entulhos que se acumulam no edifício. 

Serão efetuados o escoramento de parte da cobertura, que já está comprometida; a lavagem de pisos, paredes e calçadas; a prospecção de pinturas decorativas já identificadas e de outros artefatos que surjam; a pintura (uma mão de cal branco) onde for possível e a identificação de ferragens, gateiras e portões. Balaústres e calçadas também merecerão atenção dos voluntários. Essas ações iniciais do Mutirão Marco Zero terão, ainda, bênçãos das representações religiosas locais. 

Os voluntários à frente do projeto contam com adesões de pedreiros, pintores e artífices, a quem serão transmitidas as técnicas de restauro, formando uma mão de obra local – a exemplo do que ocorre nos chamados sítios históricos de Minas Gerais: Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João Del Rey, Congonhas e Diamantina, dentre outros municípios. O Hotel da Luz deve se tornar protótipo, desde sua recuperação arquitetônica, sua história e suas técnicas construtivas, até seu novo uso, de forma sustentável e funcionando como memorial desse trabalho. 

SOBRE O MUNICÍPIO – Pinheiro Machado, no extremo sul brasileiro, é um dos mais antigos municípios gaúchos, emancipado em 1878, originalmente chamado “Cacimbinhas”. Deve sua atual denominação ao fato de ser a terra de origem do assassino do senador José Gomes Pinheiro Machado (1851/1915). A meio caminho entre Pelotas e Bagé, tem 14 mil habitantes e economia baseada na agropecuária e na fabricação de cimento. Sede da Feira e Festa da Ovelha, realizada anualmente, nas últimas décadas tem diversificado sua economia para a produção de uvas finas e, mais recentemente, para a olivicultura. Com ruas de traçado regular, ostenta prédios centenários que lhe dão personalidade peculiar. 

SOBRE O HOTEL DA LUZ – construído como hotel em 1934, então sob propriedade de Cincinato Brandão, tem uma parte preservada, em que funciona a Câmara de Vereadores, e outra abandonada há cerca de 10 anos. O conjunto conserva suas características originais, mas mais da metade de sua área construída no chamado ecletismo tardio sofre os efeitos do tempo e da falta de preservação, ameaçando desabar em plena área central da cidade. 

SOBRE O MUTIRÃO – o trabalho voluntário a ser desenvolvido no próximo dia 19 de abril é uma iniciativa de um grupo inconformado com o abandono a que está relegado o edifício, e reúne profissionais liberais e lideranças locais, contando com assessoria também voluntária de especialistas e apoios de organizações como o Sindicato Rural, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Votorantim, a Prefeitura, o Sebrae/RS e a e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. Esse grupo já produziu e lançou, em fevereiro passado, a publicação “Pinheiro Machado, a Nossa Senhora da Luz das Cacimbinhas”, como forma de promover o município e, assim, contribuir para a recuperação da autoestima de seu povo. 

---------------------------------------

SERVIÇO O quê – Mutirão Marco Zero, ação voluntária de limpeza e recuperação do prédio do antigo Hotel da Luz. Quando – Dia 19 de abril, terça-feira, das 8 às 16h30. Onde – Esquinas das Ruas Humaitá e Nico de Oliveira, em frente à sede do Sindicato Rural de Pinheiro Machado. Assessoria (voluntária) de Imprensa – Jornalistas Bernardo Duarte (14670/RS, fone 51 8182-5161) e Nikão Duarte (4429/RS, fone 51 8413-8028). 

---------------------------------------

Bernardo Duarte, jornalista (14670/RS), fone 51 8182-5161, bernardo.s.duarte@gmail.com

Nenhum comentário: