19 de abr. de 2016

Pinheiro Machado deve emitir decreto de emergência hoje

A chuva voltou a atingir a cidade após dias de intenso calor. A temperatura chegou a 29°C no final de semana. A previsão, segundo o site de meteorologia Climatempo, é que fortes pancadas de chuva se alternem com períodos de sol até quinta-feira, quando a chuva dará uma trégua na sexta, e retorna no sábado e domingo. 

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve permanecer praticamente durante toda a semana. Com exceção de quarta-feira, quando a previsão é um dia encoberto por nuvens, porém, sem pancadas de chuva. Hoje, a temperatura máxima pode chegar aos 33 ºC. Para a estudante Marcella Lucena, 19 anos, o clima não está favorável, pois o calor faz com que se sinta mal. “Com a chuva não tenho muitos problemas, a não ser o de lavar e secar roupas. Porém, o calor me prejudica. Meu rendimento, certamente, é menor”, destaca.

Defesa Civil 

O coordenador da Defesa Civil, coronel Mílton César Leite, informa que a maior preocupação, no momento, é com as condições de trafegabilidade das estradas rurais, principalmente na atual fase de colheita de grãos. “Têm locais sem condições de escoar o grão que é retirado da lavoura. Estamos acompanhando e fazendo o possível para resolver. Entretanto, não há previsão de decretar situação de emergência”, completa.  

Situação de emergência 

A previsão de altos acumulados de chuva para esta semana está gerando preocupação e desespero para os produtores. 

Hulha Negra - A primeira cidade da região a decretar situação de emergência, na quinta-feira. O laudo de prejuízos ainda está sendo calculado, mas o Executivo já estima uma perda de 15% nas lavouras de soja em condições de colheita. 

Candiota - Ontem, o município abriu processo para decretar emergência. Ainda não há uma estimativa de prejuízos. A cidade aguarda laudos da Emater, Associação dos Piscicultores e demais entidades de produção de mel e soja, a fim de homologar o decreto junto ao Estado. O prazo para esse procedimento é de 10 dias, contados desde ontem. 

Pedras Altas – Segundo o prefeito Fábio Tunes (PSDB), uma reunião com Emater e Sindicato Rural estava prevista para a tarde de ontem. O chefe do Executivo afirmou que, no encontro, seria tratado sobre os estragos causados pelas chuvas dos últimos dias e, que, possivelmente o município também irá decretar situação de emergência. 

Pinheiro Machado e Dom Pedrito – Os municípios devem emitir decreto de emergência hoje. Os prefeitos aguardam apenas um laudo dos prejuízos causados pelas chuvas. Não há valores definidos dos estragos.

Nenhum comentário: