20 de jun. de 2016

Inverno que começa na noite de hoje deverá ser frio e seco

O inverno começa hoje, às 19h34min. De acordo com o agrometeorologista da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Trentin, a estação será diferente do mesmo período dos últimos anos. O mês de junho de 2016, por exemplo, já é o mais frio dos último 50 anos, com temperaturas médias de 8,4°C. Em 2015, o mês de julho (o mais frio do ano) apresentou média de 13,4°C . 

Além de apresentar temperaturas baixas, o inverno será mais seco. Haverá períodos da estação com ocorrência de nevoeiros. O inverno 2016 também deve ser marcado pelas geadas e pela presença intensa do vento Minuano – como consequência, sensação térmica de ainda mais frio.

Entre os meses da estação (o inverno se estende até o dia 22 de setembro), julho será aquele que apresentará temperaturas mais baixas, abaixo de 9°C – é, historicamente, o mais frio, com média de 12, 5°C. Trentin explica que há períodos de maior resfriamento dos oceanos. Neste ano, apresentam um intenso resfriamento e impactam nas condições climáticas do Sul do país. A presença de frentes frias é fator determinante. 

A agrometeorologista da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Bernadete Radin, com base nos dados do boletim climático elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e o Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS) da Fepagro, informou que o fenômeno El Niño ainda atua no Estado, mas perde força e a previsão é de que o La Niña (esfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial) apareça na primavera. 

A profissional comenta que, em julho, as temperaturas mínimas devem variar entre 7ºC e 10ºC, enquanto as máximas devem ficar entre 16ºC e 20ºC. Já em agosto, as mínimas previstas são de 7,5ºC a 11ºC, e as máximas entre 17ºC e 23ºC.

Nenhum comentário: