3 de jun. de 2016

Procissão de Corpus Christi em Pinheiro Machado

Pinheiro Machado aderiu ao feriado de Corpus Christi e, no dia 26 de maio, quando foi celebrada a data, fiéis fizeram um enorme tapete em todo o perímetro da praça Central à Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz. À tarde, foram feitas as celebrações da Igreja Católica e uma procissão seguiu pelas principais ruas da cidade. O tapete, formado por serragem, chamou atenção da população que saiu às ruas para acompanhar sua confecção e o resultado final. 

 A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à “Quinta-feira Santa”, quando se deu a instituição do sacramento. 

Origem da celebração 
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o Papa Urbano IV, através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo à São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. A procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

Nenhum comentário: