7 de jun. de 2016

Validade do exame do mormo será ampliada em estado brasileiro

Ainda nesta semana, a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação estará emitindo uma instrução normativa aumentando a validade do exame do mormo, de 60 para 180 dias. A ampliação do prazo, no entanto, ficará restrita ao Estado do Rio Grande do Sul. Para o transporte de equinos para outros Estados e países, no entanto, segue a normativa do Ministério da Agricultura, que estipula o prazo de 60 dias. 

As informações são do presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, que participou de reunião realizada pela Secretaria na tarde desta segunda-feira, 6. Durante a audiência, que contou com a presença de entidades do setor agropecuário, lideranças e autoridades, o secretário Ernani Polo apresentou levantamentos técnicos feitos por um grupo de trabalho durante um ano, desde a primeira confirmação da doença no RS.  

Conforme Polo, foram realizados 180 mil e 52 exames, em 489 municípios gaúchos, e confirmados somente 62 casos, alcançando um índice de 0,034%. 

“Cumprimentamos o secretário Ernani Polo e toda a equipe técnica que esteve engajada neste levantamento, pela abrangência do trabalho. Estamos satisfeitos com as medidas tomadas pela Secretaria e, com certeza, as informações servirão de base para dar continuidade às nossas ações na Assembleia”, disse Adolfo Brito.  

Ainda segundo o presidente da Comissão de Agricultura, diversas audiências públicas sobre a doença do mormo serão realizadas pelo Estado. A primeira delas ocorrerá em Uruguaiana, no próximo dia 16 de junho. 

Fonte: Folha do Mate.

Nenhum comentário: