18 de jul. de 2016

Delícias do Alto Camaquã

Júlia Lima Viana, 56 anos, faz parte da Associação de Senhoras e Moças de Torrinhas. O bolo de amendoim feito por ela foi um dos produtos que mais chamou a atenção daqueles que visitaram a Expo Alto Camaquã, no último final de semana, em Bagé. Aliás, a mostra reuniu o resultado do trabalho de produtores que integram o território de oito municípios. Há mais de 20 anos, Júlia atua no setor alimentício, mas foi após a implantação do projeto Alto Camaquã que viu o crescimento da aceitação de seus produtos. Um resultado que não só faz a diferença em sua vida, como na de 28 integrantes do grupo.  

Bolo de amendoim 

Duas xícaras de amendoim torrado e moído Uma xícara de açúcar cristal Quatro ovos Uma colher (sopa) de fermento para bolo Um pitada de sal  

Preparo 

Bata as claras em neve. Em outra tigela, junte os demais ingredientes (inclusive as gemas). Adicione as claras e misture bem até atingir o ponto de massa. Leve ao forno por cerca de 30 minutos.  

Apicultores 

Cristiane Couto Baldez, 33 anos, comenta que a marca Alto Camaquã tem força na região e incentiva a produção. Isso por explorar um potencial que tem uma base muito forte. Ela explica: a maioria dos produtos é resultado de um trabalho familiar. Ela, por exemplo, aprendeu suas receitas com a mãe. Além dos doces, pães e bolos, ela trabalha com lã e é apicultora. Cristiane destaca que o sucesso do selo motivou a Associação de Apicultores de Pinheiro Machado a investir em produtos derivados do mel, como pães e balas.  

Bala de mel e guaco 

Duas xícaras de açúcar cristal Quatro colheres (sopa) de mel Duas colheres (sopa) de chá de guaco  

Preparo 

Ferva o chá com o açúcar. Após cinco minutos, adicione o mel. Mantenha no fogo até a mistura atingir o ponto de fio. Unte a forma com açúcar e despeje o doce. Após, é só deixar as balas esfriarem um pouco para serem moldadas.

Nenhum comentário: