13 de jul. de 2016

Estudo aponta que Brasil será o principal produtor de soja do mundo

Estudo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), divulgado na semana passada, indica que o Brasil será o maior produtor de soja dentro dos próximos 10 anos. A pesquisa do organismo internacional divulgou no estudo “Agricultural Outlook 2016-2025” que o país ultrapassará os Estados Unidos na produção da oleaginosa. 

No estudo, a produção brasileira passará de 89 milhões de toneladas, em média, para 136 milhões de toneladas. Com isso, caso essa projeção ocorra, haverá uma expansão de 52,8% da produção de soja dentro do período de análise, constatando que a oleaginosa continuará a crescer em área plantada, não só no Brasil, mas na América Latina em geral. 

Isso porque países como Argentina e Paraguai terão papel importante nesse avanço, atingindo 70 milhões de toneladas e 13 milhões de toneladas, respectivamente. Atualmente, os três maiores exportadores de soja do mundo são Estados Unidos, Brasil e Argentina. Juntos, os três respondem por 87% de todas as vendas. 

A pesquisa ainda destaca que tanto o Brasil quanto a Argentina serão responsáveis, na próxima década, por parte considerável no aumento da produção no campo. Pelo menos 20 milhões de hectares a mais usados pela agricultura serão incorporados por esses dois países.

Nenhum comentário: