18 de jul. de 2016

Expansão de javalis traz prejuízos para propriedades rurais de Pinheiro Machado

Um problema que cresce a cada ano nos municípios da região da Campanha e da região Sul do Estado apresenta elevação em prejuízos para o segmento rural. Trata-se da expansão dos javalis ou de sua cruza com os porcos domésticos, conhecidos como “javaporcos”. Considerada uma espécie exótica e invasora, os animais têm causado danos em lavouras de milho e também atacado ovinos nas propriedades rurais. 

Em fevereiro de 2013, o Ibama autorizou, através de instrução normativa, medida que viabilizava para os produtores o direito de perseguição, captura e o abate dos animais em todo país. No entanto, a autorização para o abate controlado não deu o resultado esperado e, nesses três anos, o número aumentou consideravelmente. 

Quem destaca a expansão desses animais nas áreas rurais da região é o presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Gabriel Garcia Camacho. “Isso trouxe inúmeros prejuízos, tanto para os associados da entidade quanto para os não associados. Ou seja, em Pinheiro Machado, os produtores rurais têm sofrido inúmeros problemas com esses javaporcos”, aponta Camacho. 

O dirigente destaca que o sindicato está em tratativas com a Farsul e órgãos ambientais, para que se tomem algumas medidas, principalmente no que tange à caça dos animais. “Acredito que, dificilmente, iremos resolver esse problema. A única forma de combatê-los é através da caça; todavia, a reprodução desses animais está fora de controle, eles geram muitos filhotes e não têm predadores”, afirma o dirigente. 

A produtora Janaína Govêa Fagundes, da localidade da Restinga, no interior de Pinheiro Machado, declara que o aumento na população de javalis traz preocupação para quem mora na área rural. Eles têm comportamento agressivo e são classificados pela União Internacional de Conservação da Natureza como uma das 100 piores espécies exóticas invasoras do mundo. “Têm aparecido muito por aqui. Notamos, próximo a nossa propriedade, que eles estão aparecendo porque remexem na pastagem e atacam lavouras de milho”, destaca a produtora, que registra que, nos últimos anos, um dos principais prejuízos para os produtores da área rural é o controle desses animais. “A cada cria, são mais de nove leitões. Fica difícil combatê-los”, argumenta Janaína.  

Plano 
Em 27 de maio deste ano, o Ministério do Meio Ambiente publicou a Portaria nº 184 que instituiu um grupo de trabalho com a finalidade de fornecer assessoramento técnico e coordenação para a elaboração de um Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Javali (Sus scrofa) em estado selvagem no Brasil, abrangendo todas suas formas, linhagens, raças e diferentes graus de cruzamento com o porco doméstico. 

O javali é uma espécie nativa da Europa, Ásia e norte da África. Foi introduzida no país a partir dos anos 60, no século passado, principalmente para o consumo de carne na região Sul do Brasil. O fato de ser violento, de fácil adaptação ao meio ambiente e com reprodução descontrolada, tendo ausência de predadores naturais, fez com que a espécie trouxesse, nos últimos anos, uma série de impactos ambientais e socioeconômicos, principalmente, para pequenos produtores rurais.

Nenhum comentário: