2 de dez. de 2016

Mainardi destaca papel de Batalha na criação de alternativas para o desenvolvimento

A Medalha “Mérito Farroupilha”, a mais alta distinção conferida pelo parlamento gaúcho, foi entregue na noite da última quinta-feira ao empresário paulista Luiz Eduardo Batalha, proprietário de uma estância no município de Pinheiro Machado, onde além de explorar a bovinocultura e a ovinocultura de corte, vem desenvolvendo a olivicultura e implantou uma indústria para extração do óleo de oliva. 

A proposta foi apresentada pelo deputado Luiz Fernando Mainardi, líder da bancada do PT, em reconhecimento à contribuição que Batalha vem dando para a geração de fontes alternativas de geração de renda e emprego na região da campanha. "Tenho certeza de que não me arrependerei desta escolha, pois o Batalha vem se somando aos esforços eu realizamos há várias décadas para promover o desenvolvimento regional a partir da exploração de matrizes produtivas alternativas, como foi com o arroz, com a Unipampa que conquistamos e com a fruticultura, processo que tive a honra de dar o pontapé inicial quando era deputado federal, época em que destinei cerca de R$ 10 milhões de reis, em valores não atualizados, para dar início ao projeto de Fruticultura da Metade Sul”, destacou Mainardi. 

O líder petista comentou, ainda, sobre o potencial da olivicultura na região, onde clima e solo apresentam excelentes condições para o cultivo da oliva, umas culturas mais antigas do mundo e que hoje representa o novo nos campos da Campanha gaúcha, visando o abastecimento do mercado nacional. “Para atender o consumo interno, precisamos plantar 80 mil hectares, mas hoje cultivamos apenas 2,5 mil hectares”, explicou. 

O homenageado falou que ao ser comunicado pelo líder da bancada do PT que a Assembleia havia aprovado a indicação foi pesquisar sobre a importância da medalha. “Ao ver que se trata da maior honraria desta casa, me emocionei e decidi que falaria aqui com a emoção de um homem que chega aos 70 anos e é lembrado com esta importância, o que não estava no meu programa”, disse. Batalha argumentou, também, que “na verdade sou eu que tenho que agradecer a vocês do Rio Grande do Sul, a Europa brasileira, por terem me dado esta oportunidade de desenvolver meu trabalho que veio para cá não atrás de incentivos fiscais, mas com base em uma decisão técnica que conta com a ajuda da qualidade do agronegócio gaúcho”. 

O deputado Zé Nunes (PT), representando a Mesa Diretora, disse que o Mérito Farroupilha estava sendo entregue pela qualidade do trabalho de Luiz Eduardo Batalha e por ele acreditar no Estado. Ao concluir, aproveitou para elogiar a industrialização da Oliva, com a compra da produção dos pequenos e médios produtores, o que, na sua opinião “dá um grau especial ao empreendimento”.

Nenhum comentário: