30 de jan. de 2017

Olivicultura em evidência no parque Charrua

A cada edição da Feovelha, atividades como a vitivinicultura e, mais recentemente, a olivicultura, demonstram crescimento em Pinheiro Machado. Este ano não foi diferente. Em evidência no parque Charrua, junto ao pavilhão da Agricultura Familiar, foram expostos produtos com base na produção de oliveiras cultivadas no município.

Entre os destaques da olivicultura está a empresa Oliva Agroindustrial, fabricante do azeite de oliva extravirgem Batalha, produzido com variedades de oliveiras de origem mediterrânea. Atualmente, o olival da empresa ocupa 350 hectares com 90 mil pés, na Estrada da Guarda Velha, em Pinheiro Machado. No estande, o visitantes puderam degustar e adquirir o produto, classificado como de alta qualidade de atributos sensoriais, rica complexidade de aromas, sabores e sensações, com frescor e muito saudável. 

No espaço, também pode ser degustado e adquirido os azeites da marca Verde Louro, de Canguçu. Também foram expostas 11 marcas de outros sete municípios do Estado, como Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Formigueiro, Dom Pedrito, Santana do Livramento e Candiota, participantes do Programa Estadual de Olivicultura Pró-Oliva, do governo do Estado. 

O Rio Grande do Sul registra 400 hectares de novos olivais por ano, possui 160 produtores em 55 municípios. Além disso, há oito indústrias responsáveis pela fabricação das 13 marcas expostas na feira.

http://www.jornalfolhadosul.com.br/noticia/2017/01/30/olivicultura-em-evidencia-no-parque-charrua
Foto: Luciara Schneid/Especial Feovelha 2017

Nenhum comentário: