30 de jan. de 2017

Resultado da seleção das bolsas do Prouni vai ser divulgado em 6 de fevereiro

 As inscrições para a primeira edição de 2017 do Programa Universidade para Todos (Prouni) serão abertas na próxima terça-feira (31) e seguem até as 23h59 do dia 3 de fevereiro. O resultado da primeira chamada será divulgada no dia 6 de fevereiro. O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (26).
O Ministério da Educação ainda não divulgou quantas bolsas serão oferecidas nesta edição. O programa distribui bolsas de estudo totais e parciais na rede particular de ensino superior de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e situação socioeconômica da família do candidato.
O início da inscrição foi adiado em um dia "por questões técnicas" segundo o Ministério da Educação.
Somente poderá participar da disputa o candidato que tenha feito o Enem 2016, que tenha cursado o ensino médio completo na rede pública ou na privada, como bolsista. Só terão direito à bolsa integral, os candidatos com renda familiar bruta mensal de até um 1,5 salário mínimo; e à bolsa parcial, aqueles com renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos.
Confira as datas:
Programa Universidade para Todos (Prouni)
·                   Inscrições: 31 de janeiro a 3 de fevereiro
·                   Primeira chamada: 6 de fevereiro, com comprovação das informações entre 6 a 13 de fevereiro
·                   Segunda chamada: 20 de fevereiro, com comprovação das informações entre 20 e 24 de fevereiro
·                   Lista de espera: candidatos manifestam interesse entre 7 e 8 de março; universidades podem consultar a partir do dia 10 de março
Os alunos que não foram contemplados pelo Prouni, podem recorrer ao Financiamento Estudantil Fies. Veja o calendário:
Financiamento Estudantil (Fies)
·                   Inscrições: 7 a 10 de fevereiro
·                   Para que serve: Sistema on-line que reúne vagas de financiamento estudantil em cursos de graduação em universidades particulares.
·                   Como funciona: Os estudantes que já estão matriculados em cursos de instituições participantes podem pleitear um contrato de financiamento estudantil custeado pelo governo federal.
·                   Número de vagas: Ainda não foi divulgado pelo MEC. O ministro da Educação, Mendonça Filho, porém, garantiu que o número de novos contratos do Fies no ano de 2017 deverá ser pelo menos o mesmo que em 2016.
Dúvidas

O MEC orienta se o candidato tiver dificuldades para se inscrever deve ligar para o 0800-616161.
Adicionar legenda

Nenhum comentário: