3 de fev. de 2017

Criatórios da Campanha conquistam premiações na Feovelha

Um dos principais espaços para julgamentos de ovinos encerrou no final de semana passado em Pinheiro Machado. 

A 33ª Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) teve, mais uma vez, participação de diversas cabanhas do Estado, em especial, da região da Campanha. Ao todo, conforme números divulgados pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) participaram 473 exemplares, sendo 88 de galpão e 110 lotes de rústicos das raças Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Romney Marsh, Texel, Ile de France, Hampshire Down, Suffolk, Dorper e White Dorper. 

Como de costume, diversos criatórios da região se destacaram na mostra. Um dos destaques, na raça Corriedale, foi a Estância Santa Cecília, de propriedade de Luís Cláudio Lemieszek Pereira, que conquistou o prêmio de grande campeão com o borrego de tatuagem JEP 677. O exemplar também foi premiado com a distinção de melhor conformação de machos a galpão. 

“Esse mesmo borrego obteve a mesma premiação na 9ª Agrovino, em Bagé, agora em janeiro. Na ocasião, participamos, ainda, com um trio de borregos, os quais receberam o prêmio de lote grande campeão e o melhor rústico na categoria foi o de tatuagem JEP 755”, destaca Pereira que complementa que, em sua avaliação, a Feovelha, assim como os eventos em geral, estão refletindo a atual crise econômica, com compradores muito cautelosos nas aquisições. 

Outra raça que contou com vitórias para estabelecimentos da Campanha foi a Texel. A Dom Amado, de Hulha Negra, de propriedade de Juliano Kalil Gonçalves, conquistou o grande campeonato nos trios rústicos PO, com o lote do box 150, e ainda o melhor rústico PO da feira, com o exemplar Amado 160. Já a Cabanha do Baú, de Bagé, do médico veterinário e pesquisador aposentado da Embrapa, Alfredo da Cunha Pinheiro, obteve os grandes campeonatos de trios rústicos RGB e SO da raça Texel. 

Conforme Gonçalves, para a raça Texel, a Feovelha mostrou-se positiva, porque foi vendida quase toda a oferta de animais presentes na feira, com alta valorização dos exermplares.

http://www.jornalfolhadosul.com.br/noticia/2017/02/02/criatorios-da-campanha-conquistam-premiacoes-na-feovelha

Nenhum comentário: