17 de mar. de 2017

Convênio de R$ 4,2 milhões qualifica acesso a assentamentos agrários

O governo do Estado assinou, nesta quinta-feira (16), convênio para executar obras de acesso a assentamentos da reforma agrária no Rio Grande do Sul. Ao todo, mais de R$ 4,2 milhões em recursos federais serão investidos na construção de pontes em Santana do Livramento e no rio Jaguarão, no limite dos municípios de Candiota, Aceguá e Hulha Negra. 

A iniciativa faz parte de um contrato entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) para construir pontes, adquirir caminhões, escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras. 

A qualificação da infraestrutura busca estimular a comercialização dos alimentos produzidos nos assentamentos agrários. A previsão é de que, logo após a assinatura do termo, o edital de licitação das obras comece a ser elaborado. Durante este período, o projeto terá apoio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que irá fiscalizar a execução das obras. 

 Para o governador José Ivo Sartori, a construção das pontes trará mais valor à produção sustentável e às iniciativas das organizações associativas dos pequenos produtores. "É também um meio de qualificar a produção agroecológica e o consumo de alimentos saudáveis. Ou seja, estamos trabalhando para construir um Estado mais moderno e entregar serviços qualificados aos que mais precisam", ressaltou. 

Na avaliação do secretário Tarcísio Minetto, a iniciativa auxiliará na expansão da comercialização rural. "Muitas vezes o produtor quer comercializar, mas tem que passar por obstáculos como rios e trechos de difícil acesso. Com este projeto, o produto chegará com mais facilidade ao consumidor", explicou. "É uma demanda que os próprios produtores da região estavam solicitando.

Para Santana do Livramento, uma cidade com cinco quilômetros de estradas rurais, estas construções representam uma conquista não só para os agricultores, mas também para o escoamento da produção", destacou o prefeito santanense, Solimar Gonçalves


Qualificação da infraestrutura 

O convênio integra o projeto de Qualificação da Infraestrutura Básica e Produtiva dos Assentamentos, desenvolvido pela SDR para valorizar a produção de forma segura e agroecológica, e fortalecer as cadeias produtivas de base familiar e cooperativa. Por meio do programa, 25 caminhões já foram entregues a representantes de 25 municípios, no final do ano passado. 

A entrega de pontes e caminhões ainda contribui para a construção de canais de comercialização via mercado institucional e colabora para o fortalecimento do projeto Feiras de Abastecimento Popular da Reforma Agrária, iniciativa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) fornece equipamentos e capacitação para feirantes. 

Participaram da solenidade o secretário adjunto do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Iberê Orsi; o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti; o prefeito de Aceguá, Gerhard Marten; o prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos; o prefeito de Hulha Negra, Carlos Renato Machado; o prefeito de Pinheiro Machado, José Antônio Duarte Rosa; a vice-prefeita de Santana do Livramento, Mari Machado, e o vice-prefeito de Piratini, Gilson Rômulo, além de deputados estaduais e vereadores das demais regiões.

http://www.rs.gov.br/conteudo/255437/convenio-de-r-42-milhoes-qualifica-acesso-a-assentamentos-agrarios

Nenhum comentário: