17 de mar. de 2017

Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais reúne cerca de duas mil pessoas

Durante o sábado (11) foi celebrado o Dia Internacional da Mulher em Santana da Boa Vista pelas populações das cidades de Pelotas, Canguçu, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini, Arroio Grande e da sede do evento neste ano, que recebeu aproximadamente duas mil pessoas. 

Realizado anualmente, o Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais é promovido pelos sindicatos da Região Sul, com o objetivo de resgatar a história e a cultura da mulher, além de comemorar as conquistas alcançadas, a partir dos avanços e reivindicações que são apresentados aos órgãos públicos. 

Porém, essa edição teve uma pauta principal: o protesto contra a reforma da Previdência. “A reforma vem para tirar uma das melhores conquistas das nossas trabalhadoras rurais, e aproveitamos essa mobilização para protestar contra essa medida”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Derli Oliveira de Melo. 

Durante a manhã foi realizada uma mística de abertura com as representantes dos sindicatos, a partir de falas oficiais de representantes e dirigentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG/RS), da Emater, da Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Rio Grande do Sul (FETAR), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana da Boa Vista e deputados. Em sua fala, a coordenadora regional de mulheres da Região Sul, Joice Marciele Simões, lembrou que as mulheres possuem uma luta árdua, principalmente pela permanência dos direitos, e ressaltou a importância do tratamento diferenciado, pois a vida iniciada no campo é entre 12 a 15 anos de idade, por isso é necessária a aposentadoria aos 55 anos. 

Também foi ministrada uma palestra sobre a Previdência Rural, baseada na Constituição de 88, que demonstrou como era a vida da mulher trabalhadora rural antes e depois da aposentadoria. Já no período da tarde o evento contou com o show da banda Expresso da Gurizada. Redator: Tradição Regional

Nenhum comentário: