23 de mar. de 2017

Mainardi sugere a secretário Polo a continuidade de projeto de Viticultura em assentamentos

Acompanhado pelo prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, e vereadores da região da campanha, o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) apresentou hoje (22) ao secretário da Agricultura do Estado, Ernani Polo, a ideia de dar continuidade a um projeto que financia o cultivo de vinhedos em assentamentos da reforma agrária da região da campanha e da fronteira-oeste do estado. 

O projeto de Viticultura possibilita às famílias de assentados a diversificação da sua produção, incluindo a uva em seu portfólio de produtos. A primeira fase contemplou assentados de Hulha Negra, Candiota, Pinheiro Machado e Santana do Livramento e recebeu um aporte de R$ 2,6 milhões do Fundovits. Em Hulha Negra e Candiota, cidades em que o projeto prosperou, 51 famílias são beneficiadas atualmente, cada uma produzindo em meio hectare de terra, com um potencial médio de produção por módulo que chega a 13 mil kg de uva. 

Para o deputado Mainardi, que desenvolveu o projeto piloto quando foi secretário da agricultura, a iniciativa proporciona aos assentados alternativas de produção, ajudando os pequenos agricultores a superar a dependência de apenas um produto. “Fizemos um investimento inicial que deu certo. Hoje já existem famílias de assentados que são beneficiados e estão melhorando a sua renda. É um projeto de inclusão social, mas também de incentivo à produção que pode trazer desenvolvimento para a região a partir da produção de sucos”, salientou. 

Segundo Adriano Santos, a produção vinícola é um setor que ganhou grande importância na região. “Apenas em Candiota, houve um aumento de produção na ordem de 30%”, informou. Para o prefeito, os assentados já adquiriram conhecimentos sobre a produção de uvas e muitas vezes são ocupados como mão de obra em Caxias e Bento Gonçalves. “É uma alternativa de renda importante para os agricultores de nossa região”, concluiu. 

O secretário Ernani Polo demonstrou simpatia pelo projeto e determinou à sua assessoria a realização de uma reunião técnica entre a equipe da secretaria e representantes dos municípios para estudar as bases de uma segunda fase do projeto. “Precisamos construir essa agenda com cuidado e tendo todas as garantias que poderá ser continuada”, disse. A reunião técnica deverá ser realizada nos próximos 15 dias. Além disso, uma equipe técnica da secretaria deverá visitar os assentamentos que já estão produzindo, em Candiota e Hulha Negra. 

Estiveram na reunião os vereadores Gilson Rodrigues, de Pinheiro Machado, Irineu Engelmann, de Hulha Negra, Leandro Ferreira, de Santana de Livramento, e Athaídes da Silva, de Candiota.

Nenhum comentário: