1 de mar. de 2017

Manifesto contra desligamento da fase B é amanhã

O desligamento da fase B do Complexo Termelétrico Presidente Médici, em Candiota, confirmado pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (Eletrobras/CGTEE) na semana passada, motivou o agendamento de uma mobilização para amanhã. 

Conforme adiantado, ainda na semana passada, pelo diretor estadual do Sindicato dos Eletricitários do Rio Grande do Sul (Senergisul), a mobilização deve iniciar por volta das 8h, em frente ao portão principal da usina. 

A mobilização, em síntese, deve ter como foco inicial gestionar um possível adiamento para o fim da operação da unidade, mas, ainda, e com ênfase, cobrar uma posição da companhia quanto à situação dos trabalhadores que atuam na usina. 

Vale lembrar que a própria Eletrobras afirmou que a decisão pelo desligamento da fase B, até o dia de ontem, buscou atender um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Pelo acerto, a unidade somente poderia permanecer em atividade caso implantasse um sistema de abatimento de material particulado e dióxido de enxofre, o que não foi executado.

Nenhum comentário: