4 de mar. de 2017

Pedido de Mainardi por audiência para debater mineração no Camaquã é aprovado

O requerimento apresentado no final de novembro do ano passado à Comissão de Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, pelo deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), solicitando a realização de uma audiência pública para debater os impactos da instalação de uma mineradora próximo ao rio Camaquã, foi aprovado na reabertura do ano legislativo. 

A proposta do deputado é viabilizar a discussão dos riscos, desafios e perspectivas do Projeto Caçapava do Sul, da Votorantim Metais, para a bacia hidrográfica do Rio Camaquã e para o Bioma Pampa. A empresa pretende instalar uma planta polimetálica para extração de zinco, chumbo e cobre, projeto que se encontra em fase de licenciamento ambiental junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e que encontra fortes resistências junto à comunidade regional. 

Conforme Mainardi, nas próximas semanas devem ser agendados o local e a data para realização desta audiência que tem o objetivo dar amplitude estadual ao debate. “Particularmente, estou empenhado na preservação do Camaquã e do Bioma Pampa, um dos seis biomas brasileiros, que ainda se encontra praticamente intacto e que corre sérios riscos com este empreendimento”, justificou ele.

http://www.jornalfolhadosul.com.br/noticia/2017/03/04/pedido-de-mainardi-por-audiencia-para-debater-mineracao-no-camaqua-e-aprovado

Nenhum comentário: