24 de jul. de 2017

INTEGRAÇÃO DOS USUÁRIOS DO CAPS A GRUPOS DE SAÚDE RECEBE DESTAQUE

A integração entre o trabalho do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Pinheiro Machado estará em evidência na edição deste ano da Mostra Estadual de Experiências Exitosas no SUS. 

O trabalho foi uma das 30 iniciativas selecionadas pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosem/RS). A Mostra integra a programação do Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, que ocorre nos dias 8, 9 e 10 de agosto, em Porto Alegre. Para a edição deste ano, o Cosems/RS recebeu 72 trabalhos, de 32 municípios. 

A seleção foi realizada por uma comissão avaliadora formada por gestores municipais. Os 30 selecionados participação da Roda de Chimarrão, espaço destino à apresentação dos trabalhos. A cada bloco de apresentações será aberto espaço para o debate, esclarecimento de dúvidas e manifestação dos participantes. 

Usuários do Caps integrados com outros grupos de saúde 

Duas vezes por semana, os usuários do Caps participam de atividades físicas e recreativas realizadas pelo Nasf. O trabalho é orientado por uma equipe com educadores físicos, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais. 

“Aqui eu me sinto bem, tenho ficado tranquila, com mais amizades. Isso ajuda a enfrentar a depressão”, conta Nara Regina Vaz de Vaz, usuária do Caps há mais de dois anos. 

Enfermeira e coordenadora de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde, Janice Morais da Silveira explica que são satisfatórios os resultados da integração dos usuários do Caps às atividades realizadas com grupos de hipertensos e diabéticos. “Para eles, essas atividades significam uma alternativa ao tratamento medicamentoso. Procuramos integrá-los o máximo possível, e isso tem dado muito certo”, explica Janice.

Nenhum comentário: